A chegada de frente fria trouxe rajadas de vento de 82 km/h em Mato Grosso do Sul, nesta quarta-feira (14). Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), é esperado acumulado de 45 mm de chuva nas próximas 24h, com queda acentuada nas temperaturas em quase todas as cidades do Estado.

A análise do dia do monitoramento regional indica que cidades da região de fronteira amanheceram com mínima de 13°C. Entretanto, há contraste com calor de até 38,1°C na região norte, como em Coxim e Cassilândia. Uma massa de ar seco continua predominando, mantendo os índices de baixa umidade relativa do ar. Em Chapadão do Sul, a umidade do ar registrada nas últimas horas foi de 16%.

A chuva acumulada nas últimas 24h foi de 37 mm em Mundo Novo e destaque para a cidade de Paranaíba com rajada de vento de 82,08 km/h. A nebulosidade associada às chuvas sobre o Estado podia ser notada na imagem do satélite, verificada às 9h10, por conta da atuação da frente fria. Os ventos atuam do quadrante sul em grande parte de MS.

Nas próximas 24h, a previsão indica chuvas de intensidade moderada a localmente forte com acumulados de até 45 mm e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para a região centro-sul do Estado.

Até as 23h59 de hoje, Mato Grosso do Sul segue em alerta de tempestade emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O acumulado de chuva pode chegar a 50 milímetros no dia e as rajadas de ventos a 60 quilômetros por hora. São esperados alagamentos, quedas de árvores e granizo.