Céu nublado vai estragar o 'rolê' e Super Lua ficará escondida em MS

Frente fria que predomina no Estado deixara céu entre nuvens e lua será encoberta, afirma especialista
| 13/07/2022
- 08:54
Céu nublado vai estragar o 'rolê' e Super Lua ficará escondida em MS
Super Lua vista no céu de Campo Grande no ano passado. (Foto: Leonardo de França)

As não são boas para sul-mato-grossenses que pretendiam apreciar a Super Lua desta quarta-feira (13).  Por causa das condições climáticas predominantes no Estado, o fenômeno que deixa a lua mais vibrante e aparente ficará escondido atrás de camadas de nuvens carregadas, resultado da que está sobre boa parte da região Centro-Oeste.

“É quase certeza que a gente não consiga ver. Nesse período de inverno é muito difícil porque ficamos sujeitos a questões meteorológicas. Com essa frente fria, teremos pouca oportunidade de ver alguma coisa”, explica o físico Hamilton Perez Soares Corrêa, coordenador do clube de astronomia da UFMS (Universidade Federal de Mato grosso do Sul).

Por causa do mau tempo, observação que marcada para acontecer no pátio da inverdade teve de ser marcada. “Mesmo que a gente levasse equipamentos, veríamos apenas alguma coisa entre nuvens”, pontua.

Hamilton lembra que o Fenômeno da Super Lua acontece sempre que, em um único mês, a lua cheia aparece duas vezes. “Ao longo do ano isso acontece três ou quatro vezes. A lua fica mais cheia e brilhante. Em 2022 aconteceu no início e está se repetindo agora”, relata.

Para quem estiver fora de Mato grosso do Sul, a Super Lua pode ser vista a olho nu. A dica é procurar um lugar aberto e o melhor horário para apreciar o fenômeno é logo no início do anoitecer.

“É interessante quando a lua está perto do horizonte porque você consegue comparar com coisas reais, como prédios e outros objetos. Isso facilita a percepção do tamanho”, explica o estudante Jean Carlo Albulquerque.

Veja também

Últimas notícias