Céu cinza? Mais uma vez, fumaça de incêndios da Amazônia encobre Campo Grande

Meteorologia prevê calorão de até 38ºC em Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
fumaça
(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Campo Grande amanheceu, nesta sexta-feira (9), novamente com o céu acinzentado, fenômeno que tem sido observado desde ontem na Capital. De acordo com o Cemtec/Semagro (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do estado do Mato Grosso do Sul), a causa está ligada a uma grande concentração de fumaça na região Centro-Oeste do Brasil devido aos incêndios florestais na região Amazônica.

A configuração dos ventos, que atuam de noroeste sobre Mato Grosso do Sul, ajudam a transportar a fumaça gerada pelos incêndios florestais e deixam o céu com tom acinzentado no Estado. 

De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil registra 2.876 focos de incêndios nesta sexta, sendo 1.887 concentrados no bioma amazônico, o que representa 53,7% do total. Já no Pantanal, a situação está mais controlada, com o registro de 12 focos.

Mato Grosso do Sul terá calor nesta sexta

A previsão do tempo para esta sexta-feira em Mato Grosso do Sul indica temperaturas em elevação, com máximas que podem ultrapassar os 35-38°C em grande parte do Estado, segundo o Cemtec.

Em Campo Grande, a mínima deverá ficar em 24°C e máxima de 35°C. Os ventos sopram do quadrante norte e, principalmente durante a tarde, os ventos de noroeste aumentam a sensação de calor e podem ter rajadas de ventos entre 40-60 km/h. 

A umidade relativa do ar estará muito baixa, entre 10-20%. A chegada da frente fria deve ocorrer na noite da sexta (9) nas regiões sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

lama