Pular para o conteúdo
Cotidiano

Desfile da Independência reuniu 40 mil pessoas em Dourados

Público bateu o recorde de 2018, quando 30 mil pessoas acompanharam o desfile
Ranziel Oliveira -
Desfile em Dourados
Público ocupou as duas vias da Marcelino Pires (Foto: Divulgação / Prefeitura de Dourados)

Aproximadamente 40 mil pessoas assistiram ao desfile Cívico-Militar em , segundo o levantamento da GMD (Guarda Municipal de Dourados), em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil nesta quarta-feira (7).

Ao todo, 55 entidades desfilaram ao longo da avenida Marcelino Pires com cerca de quatro mil participantes, entre civis e militares. O público bateu a marca de 2018, com 30 mil, e acompanhou até o fim o primeiro desfile após a de dois anos por conta da pandemia de covid-19.

As celebrações da Independência em Dourados começaram às 7h30, na Praça , com a execução do Hino Nacional, Hasteamento das Bandeiras e Revista da Tropa. Às 8h, iniciou o Desfile da Independência com trajeto de cerca de um quilômetro pela avenida Marcelino Pires, iniciando na rua Firmino Vieira de Matos e seguindo até rua Hayel Bon Faker.

Os primeiros a passarem foram os integrantes do Exército Brasileiro, seguidos das forças de segurança pública do Estado, como a e Corpo de Bombeiros, seguidos pelos motociclistas da GMD e as ambulâncias do SAMU, todos muito aplaudidos. Depois vieram as Escolas Municipais, CEIMs, entidades civis até a conclusão com o Grito dos Excluídos, que tradicionalmente fecha o desfile há anos.

De acordo com o diretor de operações da Guarda, Sérgio Mondari, o público durante toda a manhã desta quarta chegou a 40 mil pessoas. “Foram ocupados entre 13 e 15 quarteirões da Marcelino Pires, nas duas vias, e não tivemos nenhuma ocorrência relatada pelas diversas equipes espalhadas em todo o trajeto”, explica.

Retorno da população

Depois de dois anos sem desfile, as famílias foram para a avenida prestigiar o evento deste 7 de setembro. A dona de casa Luzia Rosa da Rocha, moradora do bairro Novo Horizonte, estava acompanhada dos filhos Ana Cristina, Leonardo e os netos Pedro Henrique, Lourenço e Ana Helena. “Venho todos os anos e agora estamos de volta mais uma vez. Por mais que seja apenas uma vez no ano, é um momento de alegria e descontração com toda a família”, contou.

Já o porteiro Felipe do Amaral Servin estava com a esposa, a veterinária Marluce Melgarejo na avenida Marcelino Pires por um motivo especial: acompanhar o primeiro desfile da filha Gabrielly, 7 anos, aluna do segundo ano da Municipal Avani Cargnelutti Fehlauer. Grávida de seis meses, Marluce disse que voltará nos próximos anos. “Logo serão dois filhos para acompanhar no desfile”, completa.

Fizeram parte da Comissão Organizadora do Desfile representantes de todas as secretarias, como Educação, Cultura, Comunicação, Planejamento, além da Guarda Municipal, Agetran e do Cerimonial da Prefeitura. Nesta quinta (8), às 9h, acontece o encerramento da Semana da Pátria com a extinção da Chama da Pátria na Praça Antônio João.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vegetti inspirado faz dois gols e Vasco vence Sport por 3 a 1

Motorista é amarrado por quadrilha armada na BR 267 e tem 10 aspiradores de pó roubados

Donald Trump retira celulares, computadores e chips de ‘tarifaço’

Mega-Sena acumula novamente e próximo sorteio pode pagar R$ 45 milhões

Notícias mais lidas agora

Bolsonaro recebe alta médica em Natal e deve passar por cirurgia em Brasília

Com aumento de 54% nas vendas no Pix, comerciantes de MS enfrentam ‘crise do troco’

Com direito a ‘olé’, Palmeiras vence fácil rival Corinthians por 2 a 0

Vários casos de fraude eletrônica são registrados em menos de duas horas em Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Sofrência garantida: chuva dá trégua e público corre para assistir show de Hugo e Guilherme na Expogrande

Previsão de tempestade se cumpriu nesse sábado (12), mas dupla sertaneja disse que é benção e brincou que, quem saiu de casa, merecia um prêmio

Polícia

Mulher revoltada com separação, atropela a ex e atual namorada dela

As duas mulheres na moto ficaram com graves ferimentos nas pernas

Esportes

Seleção Brasileira de futebol é campeã do Sul-Americano Sub 17

Empate veio só no finalizinho do jogo e brasileiros venceram nos pênaltis

Polícia

Homem tem carro roubado por enteado do irmão e ainda é ameaçado de morte

Bandido é temido por vários familiares por ser envolvido no mundo das drogas e criminalidade