Pular para o conteúdo
Cotidiano

Censo 2022 já contabilizou mais de 1 milhão de pessoas no MS

Em MS, 2,12% dos atendimentos do Censo foram recusados
Fábio Oruê -
ibge censo 2022
(Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

já contabilizou mais de 1 milhão de pessoas, segundo balanço do Censo Demográfico 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), divulgado nesta segunda-feira (3). Até domingo (2), 1.167.011 pessoas haviam sido contadas em 407.812 domicílios de MS.

Conforme os dados divulgados, Mato Grosso do Sul está, até o momento, com 54,41% dos setores trabalhados. Até o dia 30 de setembro, 37.074 indígenas e 1.071 quilombolas foram contados. O Censo começou em 1º de agosto em todo o país.

Cerca de 2,27% dos domicílios no Brasil se recusaram a responder – percentual que se espera ser reduzido até o final da operação, após aplicados todos os protocolos de insistência. A média sul-mato-grossense é ligeiramente menor em relação à nacional, com 2,12% de recusa.

Questionários do Censo

Em relação ao tipo de questionário, 88,4% responderam ao questionário básico e 11,6% ao ampliado em MS. O tempo mediano geral de preenchimento tem sido de 6 minutos para o básico e de 16 minutos para o questionário ampliado.

No Estado, o número de questionários respondidos de forma presencial foi de 81,4%, seguido pelo questionário feito pelo telefone, com 0,18% e questionário pela internet, com 0,13%.

Faixa etária

O sistema de acompanhamento da coleta permite gerar, ainda, pirâmides etárias parciais. Para Mato Grosso do Sul, os homens eram 48,6% da população recenseada e 51,4% eram mulheres.

“Já conseguimos observar na pirâmide parcial o envelhecimento da população, com o topo da pirâmide mais avolumado, e picos nas idades de 40 e 20 anos, conforme o esperado. Os indicadores de qualidade vêm mostrando que a informação é consistente, não há indícios de que haja sub ou sobre enumeração de alguma idade”, declara o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte.

O diretor de Pesquisas, Cimar Azeredo, anunciou em entrevista coletiva, na manhã desta segunda, que o IBGE vai prorrogar o da coleta do Censo, prevendo-o para início de dezembro. De forma que seja possível entregar os resultados no final de dezembro.

Processo seletivo

Processos seletivos são abertos periodicamente porque o instituto está enfrentando dificuldades relativas à falta de pessoal para atuar como recenseador em determinados locais. Em todo o país, o IBGE conta com 95.448 recenseadores em ação, 52,2% do total de vagas disponíveis.

Para resolver o problema, o IBGE lança periodicamente editais de processos seletivos complementares, uma rotina administrativa prevista em todos os Censos. Os processos seletivos do IBGE podem ser acompanhados neste link.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Super Quarta: Funsat oferece 2,1 mil vagas de emprego nesta quarta-feira

Andarilho coloca fogo em galeria de drenagem e provoca buraco na BR-163 

Irmão de Zezé di Camargo atribui morte de Preta Gil a castigo divino: ‘Deus é justo’

Campo Grande registra sensação térmica de 2,5°C na madrugada

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Câmeras mostram percurso de 20 minutos feito por amante ao jogar corpo de mulher em vala de Terenos

Últimas Notícias

Brasil

Deputado Lindbergh protocola requerimento para cassar mandato de Carla Zambelli

Mesmo presa, Zambelli segue com mandato parlamentar enquanto a Câmara não deliberar sobre a cassação

Esportes

Onde assistir: Derby Paulista é destaque em confrontos das oitavas da Copa do Brasil

Rodada ainda tem outras quatro partidas mata-mata

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 9 recebem parcela de julho nesta quarta-feira

Em julho, o programa social contempla 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento de R$ 129,6 milhões

Cotidiano

Contribuintes de Dourados têm até quinta para aderir ao Refis 2025 com até 100% de desconto

Pagamentos parcelados podem ter remissão de 30% a 50%, com parcelamentos de até 10 vezes (ou 24 para dívidas acima de R$ 100 mil