Castramóvel em Três Lagoas atenderá cães e gatos a partir da próxima segunda-feira

O castramóvel atenderá felinas fêmeas acima de 6 meses também e oferecerá vacina antirrábica, vermífugo e orientações aos tutores
| 03/06/2022
- 15:52
Castramóvel em Três Lagoas atenderá cães e gatos a partir da próxima segunda-feira
Foto: Divulgação/PMTL

O Castramóvel do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Três Lagoas atenderá cães e gatos na USF (Unidade de Saúde Familiar) de Santa Rita a partir desta segunda-feira (6). O serviço de castração já percorreu diversos bairros da cidade e passará a atender felinas fêmeas acima de 6 meses também.

De acordo com o coordenador do serviço, Everton Ottoni, a castração de felinos e caninos machos continuará sendo realizada, mas com a nova demanda de felinas, os horários de atendimentos serão reorganizados.

A castração de gatos fêmeas acima de 6 meses acontecerá de segunda a sexta-feira das 7h às 12h somente tutores que residam nos bairros Santa Rita, Novo Ipanema, Colinos, Jardim Brasília e Nossa Senhora Aparecida. Segundo o coordenador, a limitação por bairros foi feita porque a castração de fêmeas é mais complexa. Para receber o atendimento, o tutor deve portar documento oficial com foto e comprovante de residência.

Já a castração de felinos e caninos machos será realizado apenas na terça e quinta-feira no período da tarde das 12h às 17h. O atendimento será por livre demanda e não será preciso apresentar comprovante de residência.

Everton Ottoni também esclarece que a castração felina de fêmeas será realizada de forma gradual. "Iniciaremos o atendimento a essa demanda apenas para felinos, por enquanto. Além disso, é de suma importância os tutores se atentarem às regras para levar seu animal, bem como ter ciência de que deve seguir à risca as orientações do pós-operatório", alerta.

O tutor do felino fêmea deve assinar um termo de concordância com o procedimento de castração, bem como se responsabilizando pelos cuidados no pós-operatório. “A castração de fêmea é bem mais invasiva do que a de machos, por isso os cuidados devem ser redobrados”, finalizou Ottoni.

Outros serviços

Além da castração de felinos e caninos, o Castramóvel também oferta vacina antirrábica, vermífugo, identificação por microchip de animais castrados, orientação sobre posse responsável, prevenção de com animais peçonhentos e profilaxia de leishmaniose.

Veja também

Em Campo Grande, o contingente de pessoas com renda abaixo de R$ 497 mensais aumentou 3,4% em um ano

Últimas notícias