O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o exame de seleção para o ano letivo de 2023, que tem 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. O prazo vai até 5 de outubro, mas quem quer pedir isenção têm até 23 de setembro.

Os candidatos que estudam no ensino público podem participar sem pagar pela taxa de inscrição de R$ 20. A isenção se destina a alunos que comprovarem matrícula ou que concluíram o 9° ano do ensino fundamental em escola pública.

Os cursos integrados – que permitem que o estudante tenha a formação técnica de maneira integrada ao ensino médio – são oferecidos gratuitamente em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

As opções são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia, além de um novo curso, técnico integrado em Administração. 

As inscrições vão até 5 de outubro no site do IFMS. Para participar, é necessário que o interessado possua CPF (Cadastro de Pessoa Física), além de ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, em janeiro do ano que vem. 

Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. A opção de beneficiário de ação afirmativa deverá ser informada no ato da inscrição.

A prova será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde são ofertadas as vagas. O exame será composto por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, conforme conteúdo programático da prova. 

A previsão é de que o resultado final e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro. 

Como pedir isenção no Exame de Seleção 2023 do IFMS

Quando for efetuar a inscrição – ao escolher uma das opções de campus, de curso/turno oferecidas – o candidato deve selecionar a forma de inscrição “isento”. O sistema então solicitará o upload de um comprovante, que podem ser declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola ou ainda o CadÚnico. 

A divulgação preliminar dos pedidos de isenção será divulgada em 27 de setembro, com prazo de dois dias para recurso. 

Os candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido deverão efetuar normalmente o pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União), no valor de R$ 20, até 6 de outubro, quando se encerra o prazo.

O que é ensino técnico integrado?

No ensino técnico integrado, o aluno cursa as disciplinas básicas do ensino médio junto com as da formação técnica na área escolhida. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.