Campanha contra pólio e multivacinas começa segunda nas 72 unidades de saúde da Capital

150 mil crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos estão aptas a se vacinar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Campanhas de imunização seguem até o dia 9 de setembro. (Foto: PMCG)

Tem criança ou adolescente em casa? Começa na segunda-feira (08) a Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes até 14 anos, em Campo Grande. Cerca de 150 pessoas estão aptas a vacinar e podem procurar uma das 72 unidades de saúde básica da família.

A campanha acompanha movimento nacional e segue até 9 de setembro, com “Dia D” em 20 de agosto. Crianças de 1 a 4 anos devem aproveitar a campanha para se imunizar contra a Poliomielite, popularmente conhecida por Paralisia Infantil.

Essa é a famosa vacina de gotinha, extremamente importante para conter a doença que provoca sequelas graves, com risco de evoluir para o óbito. “A única forma de garantirmos que não teremos novos casos desta doença é através da vacinação”, completa o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. Desde 1990 o Brasil não tem nenhum registro de poliomielite.

Hora de atualizar a caderneta

Essa também é uma oportunidade para que crianças e jovens de zero a 14 anos atualizem a caderneta de vacinação. Pois estarão disponíveis 19 vacinas nas 72 unidades de Saúde, incluindo a Influenza e Covid-19.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Influenza e Covid-19

As vacinas contra Influenza e Covid-19 continuarão sendo aplicadas em toda a população que se enquadra para receber as doses, não sendo necessário mais realizar intervalo entre imunizantes para nenhuma destes dois imunobiológicos.

Quem tem a partir de três anos de idade poderá receber a primeira dose da vacina da Covid-19, sendo necessário aguardar o intervalo recomendado pelo fabricante para concluir o esquema vacinal. O primeiro reforço pode ser aplicado em toda a população que tenha 12 anos ou mais e já recebeu a segunda dose há pelo menos quatro meses.

Estão aptos para tomar um segundo reforço quem faz parte de um dos seguintes públicos: pessoas com 35 anos ou mais, trabalhadores da saúde ou pessoas com 18 anos ou mais que tenha algum imunocomprometimento grave. Para todos também é necessário o intervalo de pelo menos quatro meses.

A vacina da gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade nas 72 unidades de saúde da Capital.

Confira as unidades de saúde da Capital. (Foto: Reprodução)

Conteúdos relacionados