Pular para o conteúdo
Cotidiano

Calor extremo de MS pode causar convulsão e alerta para risco de desidratação

Estado passa por dias de calor e chuva, variando alertas de baixa umidade do ar e tempestades
Karina Campos -
calor
Água de coco pode ser aliada na hidratação (Foto: Nathalia Alcântara)

Mato Grosso do Sul tem passado por dias extremos de e chuva, com altas temperaturas no decorrer do dia e tempo abafado até durante a noite. A condição alerta para o risco à saúde, um deles é a desidratação, que pode causar confusão e desmaios.

Durante uma transmissão ao vivo pelo canal da NBA (Associação Nacional de Basquete, em tradução livre), o apresentador Bob Rathbun, de 69 anos, sofreu um mal súbito. Em nota divulgada à imprensa, o diagnóstico da equipe médica declarou que a desidratação causou o incidente.

Conforme dados do (Instituto Nacional de Meteorologia), o Estado chegou a registrar calor de 39°C na sexta-feira (09). De acordo com a nutricionista Fatima Aparecida, é natural que o organismo perca líquidos corporais e sais minerais com temperaturas altas no ambiente, entretanto, a desidratação pode afetar o funcionamento dos órgãos.

“Nosso corpo já é quente e há uma perda grande de líquido quando está calor, acontece a transpiração, a perda natural dos líquidos corporais e sais minerais. Com isso, a pessoa deve manter a hidratação equilibrada. Se vai fazer exercício, tenha em mente que deve se cuidar nos horários mais quentes, por exemplo, entre 12 e 15h, é impróprio para o esforço. O ideal é fazer antes de o nascer ou no pôr do sol”, pontua.

(Foto: Arquivo, Midiamax)
(Foto: Arquivo, Midiamax)

Excesso de água não é hidratação

Embora repor líquido seja a principal alternativa, o excesso também faz mal. Beber líquido em exagero pode até causar intoxicação e desequilíbrio no organismo.

A especialista fala que ingerir frutas líquidas é uma medida.

“Muita gente não sabe, mas beber água demais causa intoxicação, chamado de eletrólito do sangue, substâncias que regulam as funções e equilíbrio. O organismo vai repelir a grande quantidade de líquido ingerido, a urina, e elimina o sódio, sais minerais, potássio”, exemplifica.

Para se cuidar de forma correta, a nutricionista orienta a fazer uma conta básica, pois o volume de água varia entre pessoas. “Muita gente fala que um litro por dia, mas não, somos pessoas diferentes e funcionamento de organismos diferentes. Se deve calcular o peso e multiplicar a cada 30 ou 35ml”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

TCE-MS vai avaliar se Consórcio Guaicurus cumpriu acordo para melhorar transporte coletivo

Arte pedindo veto da ‘PL da Devastação’ será instalada em cruzamento de Campo Grande

Pai do jovem não gostou da reclamação

DF: Mulher é presa em flagrante por agredir idosa

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Adolescente teve que pular portão para fugir de subtenente da PM durante perseguição em Campo Grande

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem após fogo atingir aterro no Noroeste 

Últimas Notícias

Mundo

Trump indica retaliar Canadá por reconhecimento sobre Estado palestino

Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos EUA

Cotidiano

Inscrições para participar do Desfile Cívico de Campo Grande terminam 15 de agosto

Ato será realizado no dia 26 de agosto, em celebração aos 126 anos da Capital

Trânsito

Motorista que morreu em acidente na BR-163 fazia conversão para entrar em bairro da Capital

Acidente aconteceu no macroanel, no trevo que dá acesso ao bairro Chácara das Mansões, em Campo Grande

Brasil

CE: Criança morre após cair do quarto andar do prédio em que morava

Criança estava sozinha no quarto quando caiu