Um animal silvestre, da espécie Alouatta seniculus (bugio), foi encontrado na tarde dessa sexta-feira (7), na Vila Popular, em Campo Grande. A PMA (Polícia Militar Ambiental) confirmou que este é o segundo caso esta semana. O primeiro foi achado no Zé Pereira, dois dias antes.

A equipe plantonista recebeu um telefonema com moradores da região, dizendo que o bugio ferido em um terreno baldio em meio ao mato, no bairro. Ao chegar, constataram que o animal possuía vários ferimentos, inclusive, uma fratura exposta no braço, possivelmente provocado por pessoas que se assustaram com o bicho e o agrediram.

O bugio, um jovem macho, que aparentava estado crítico, foi capturado e levado urgentemente para atendimento médico veterinário no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). Assim que liberado, deve ser devolvido ao seu habitat natural, longe de área urbana.

Primeiro bugio encontrado no Zé Pereira

O animal foi encaminhado para atendimento médico veterinário no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (PMA)

A PMA capturou o animal na última quarta-feira (5). Na ocasião, o primata da espécie Alouatta seniculus (bugio) no perímetro urbano foi capturado após uma moradora avistar o animal ferido, assim que ele desceu de uma árvore, nas proximidades da Rua Toro, no bairro Zé Pereira.

Os agentes foram ao local e capturaram o animal, um macho adulto. O bicho apresentava vários ferimentos, principalmente, na cauda, inclusive com miíase (larvas), aparentemente causado por briga com outros animais. Foram tomados todos os cuidados para que a captura e remoção não agravasse ainda mais o quadro do animal.