A pandemia da Covid-19 impactou vários setores, principalmente do , já que durante seis meses passeios e visitações em atrativos foram suspensos por medidas de biossegurança. Entretanto, de acordo com o OTEB (Observatório do Turismo e Eventos de ), a cidade bateu recorde de visitação durante o mês de janeiro deste ano, superando a marca de 2015, com maior fluxo de turistas.

A pesquisa é coordenada pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, o OTEB realiza a análise mensal com o apoio da (Fundação de Turismo de MS) e prefeitura municipal. Os números indicam que o destino turístico já superou os impactos causados pela pandemia, retornando com 30.220 turistas e 123.989 visitações.

“Com números positivos, os dados confirmam a recuperação da movimentação turística na Capital do ecoturismo, após os dois anos mais críticos da pandemia”, sintetiza Janaina Mainchein, coordenadora do OTEB.

De acordo com o Governo do Estado, houve investimento nas rotas e infraestrutura logística, além da promoção dos atrativos, o município conta com sete linhas de captação de voos, sendo duas diretas de Congonhas, em São Paulo.

Empregos e impostos

Ainda segundo o Estado, o movimento de visitantes em janeiro e o total de visitações aos atrativos superam todos os meses dos últimos oito anos, com a ocupação hoteleira chegando a 74%. No período, 2.508 pessoas desembarcaram no aeroporto estadual em voos das companhias Azul e Gol. São Paulo é o maior emissor de turistas, com 41,07% do total, vindo a seguir o Paraná, e Rio Grande do Sul. O número de turistas do Estado (6,14%) cresce a cada ano.

O desempenho dos atrativos, de acordo o boletim do OTEB, mostra o favoritismo dos visitantes pelos balneários que circundam os principais rios cristalinos da região: 50.920 visitações, enquanto em dezembro do ano passado foram 24.691 vouchers comercializados. A flutuação (20.939 passeios), as cachoeiras (17.037) e a Gruta do Lago Azul (11.720) também tiveram boa frequência. A gruta, no entanto, passou um ano fechada e foi reaberta em março de 2021.

Uma das principais atividades econômicas do município, o turismo é o setor que mais emprega — das 5.068 vagas abertas em dezembro do ano passado, 3.550 foram ofertadas pelo comércio e serviços. Em e — municípios que integram a Serra da Bodoquena —, no mesmo período, foram gerados 2.483 empregos formais. Em janeiro, somente em ISS (Imposto Sobre Serviços) oriundo do turismo, a prefeitura de Bonito arrecadou R$ 1.346.082,08.