“Era um bando, com dezenas de araras na Vila da Base Aérea. Elas aparecem, principalmente nessa época, porque tem bastante frutos, ingá e um coquinho parece, não sabemos o nome ao certo. Vai tudo para o chão e elas aparecem por lá”, afirmou ao Jornal Midiamax o servidor público Wellington Clayton, de 45 anos.

Na ocasião, o servidor falou que ficou admirando a beleza destes animais. “Fico feliz em poder contemplar a natureza. É algo que não vemos em todo lugar do Brasil, principalmente a liberdade que elas têm neste lugar. Vejo que estão até acostumadas com a pessoas por perto e por isso é tão importante a preservação destes locais”, disse. 

Nas , outro morador do local, identificado como Ricardo Rocha, também postou imagens com as araras. Na legenda, ele diz: “Quando você tem a oportunidade de contemplar uma maravilha feita por Deus no seu condomínio”, escreveu.

Ao Midiamax, ele disse que “se deu o trabalho de contar” e que fez fotos e vídeos, contabilizando 50 araras no local. Rocha ainda ressaltou que nasceu no Rio de Janeiro, mas, há 21 anos está em terras sul-mato-grossenses. Segundo ele, uma cena desta dificilmente seria vista em outros locais. “O campo-grandense é um abençoado em poder contemplar esse tipo de imagem”, finalizou.

Araras durante visita a condomínio de Campo Grande, nesse sábado (15). Crédito: Wellington Clayton

 

Alimentação das araras

As araras são animais onívoros, que precisam de consumir todos os grupos alimentares para terem uma dieta adequada. No entanto, a base da dieta deve ser de frutas e sementes, embora também possam caçar insetos ou vermes.

Em liberdade, as araras procuram as melhores sementes, que partem com a ajuda de seus bicos fortes. Elas também podem caçar e ter um comportamento social que lhes permita compartilhar alimentos.

 Isso ocorre, especialmente, quando um membro do bando – como as fêmeas que estão incubando ovos – não consegue obter comida sozinho, de acordo com a revista eletrônica Meus Animais.

Crédito: Redes Sociais/Reprodução