Após interrupção dos serviços algumas vezes pelo excesso de demanda na consulta do Sistema Valores a Receber (SRV), a nova ferramenta do Banco Central ganha site exclusivo. Lançado pelo BC em janeiro, o SRV permite que cidadãos e empresas consultem se têm algum dinheiro “esquecido” a receber em bancos e demais entidades do sistema financeiro.

As consultas serão liberadas novamente no dia 14 de fevereiro exclusivamente no endereço valoresareceber.bcb.gov.br.

“O BC recomenda que o cidadão volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada. Caso não compareça nessa data, o cidadão terá que fazer uma nova consulta para receber uma nova data para pedir o resgate”, informa.

No Registrato é possível também consultar todas as informações de uma pessoa com instituições financeiras, como todas as contas em banco que o cidadão tem (ativas ou não) e também as dívidas (abertas ou quitadas), além de remessas ao exterior.

Para reaver os recursos, o cidadão poderá pedir o resgate de duas formas. A primeira será diretamente via Pix na conta indicada no Registrato, caso a instituição tenha aderido a um termo específico com o BC.

Nos demais casos, o beneficiário informará os dados de contato no sistema, e a instituição o meio de pagamento ou de transferência.

Dos R$ 8 bilhões parados em bancos, o BC divulgou os dados de R$ 3,9 bilhões que podem ser devolvidos. Este dinheiro está em contas correntes ou poupanças encerradas e não sacadas, cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito com Termo de Compromisso assinado com o BC, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.