Os beneficiários do Auxílio Brasil terão acesso, gradativamente, a um novo cartão do programa de transferência de renda do . A versão modernizada tem chip na função débito, que permite aos usuários realizar compras, acompanhar e movimentar a conta, controlar despesas, além de permitir pagamentos e saques totais ou parciais do benefício.

O objetivo é agregar eficiência ao pagamento do Auxílio Brasil, dar mais liberdade aos beneficiários e ampliar as ferramentas de segurança. Isso porque a tecnologia de chip de contato reduz riscos de clonagem.

Num primeiro instante, vão receber os cartões beneficiários do programa na modalidade poupança social digital. A emissão ocorre de forma gradual para um público estimado de 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021. Neste primeiro mês, a previsão é de que sejam emitidos 3,2 milhões de cartões.

Para a definição do público prioritário, levou-se em conta a qualidade dos canais de pagamento disponíveis em cada local, com foco em municípios que não apresentam canal de pagamento da ou que tenham canais de pagamento sobrecarregados.

Como proceder

Quando o usuário recebe o cartão, a senha para uso pode ser cadastrada em unidades lotéricas, agências da Caixa e pelo aplicativo Caixa Tem. Com a nova ferramenta, o usuário poderá fazer compras sem burocracia em mercados, farmácias, lojas, postos de gasolina e estabelecimentos que aceitam cartões na função débito.

O Ministério da Cidadania realiza a gestão, acompanhamento, avaliação e auditoria da execução dos serviços relacionados à ação de emissão de cartões. A é responsável pela produção dos cartões e por encaminhar e atender aos usuários.

O Auxílio Brasil garante um repasse mínimo mensal de R$ 400 a mais de 18 milhões de famílias em todo o país, de acordo com informações de junho de 2022. O investimento do Ministério da Cidadania para realizar o pagamento mensal supera os R$ 7 bilhões.

*com informações Ministério da Cidadania