A ( de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) renovou seu compromisso com o drive-thru de testagem para Covid-19, em uma força-tarefa com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Somente nos primeiros 17 dias de trabalho, foram realizados 9.859 exames com 3.163 resultados positivos e 1.972 resultados negativos. A unidade de coletas, que é a maior de Mato Grosso do Sul, funciona das 8h às 18h, e realiza o exame por meio do Teste Rápido Antígeno.

No total, foram 11.826 testes agendados, com 1.972 ausências. Os testes só são feitos por mieo de cadastro, sem fila de espera. Sendo assim, a ausência prejudica o fluxo de atendimento do centro de testagens. 

Considerando o número total de testes realizados, 32% teve o diagnóstico positivo para Covid-19 e 68% negativo.

A parceria oferece 600 testes de coronavírus gratuitos por dia para a população.

O atendimento estará disponível para todos os cidadãos, beneficiados ou não pelo plano de saúde da Cassems, desde que tenham realizado o agendamento prévio pelo sistema da Secretaria de Estado de Saúde. O cadastro ocorre pela plataforma: https://www.saude.ms.gov.br/teste-rapido-antigeno-para-covid-19/

De acordo com o presidente da Cassems Ricardo Ayache, a parceria é de fundamental importância. “Entramos no terceiro ano de enfrentamento à pandemia e se espera um esforço coletivo de todas as pessoas. A Caixa dos Servidores, sempre que chamada, estará presente para enfrentar os problemas mais importantes da saúde pública. Estamos aqui, como estivemos ativos na vacinação da população, também. O plano de saúde tem participado cada vez mais ativamente de toda a estruturação do sistema de saúde sulmatogrossense. Isso contribui muito com a saúde dos nossos beneficiários e acaba por contribuir para o bem-estar de toda a população”, afirma.

A iniciativa é decorrenta da alta de casos de Covid-19 na última semana de dezembro e primeiras semanas de janeiro, que tem movimentado as unidades hospitalares. O crescimento do número de pessoas acometidas pela doença ocorre, ainda, em paralelo a um surto do vírus em Mato Grosso do Sul.