Prazo para matrículas nos cursos de graduação do IFMS vão até dia 8 de março

Todas as matrículas devem ser feitas de forma online via Sistema de Matrículas do instituto
| 03/03/2022
- 20:50
O IFMS disponibiliza 1.080 vagas em 18 cursos gratuitos diferentes.
O IFMS disponibiliza 1.080 vagas em 18 cursos gratuitos diferentes. - Arquivo/Midiamax

O (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) encerra o prazo para nos cursos de graduação na próxima terça-feria, dia 8 de março.

O edital publicado oferece a relação de candidatos convocados inscritos na categoria de ampla concorrência, bem como em ações afirmativas (cotas). Todos devem se matricular de forma online via Sistema de Matrículas do instituto.

Candidatos inscritos em cotas de pessoas pretas, pardas ou indígenas foram convocadas a enviarem a documentação solicitada no edital. O resultado preliminar dessa fase também já consta na Central de Seleção.

Em casos de primeiro acesso ao sistema de matrículas, o candidato deve acessar a opção "Ainda não tem login? Clique aqui para ativar o seu acesso” e preencher os dados solicitados. 

Após a ativação, o login no sistema é liberado e será informado ao candidato qual o tipo, semestre, chamada, curso e campus para o qual está apto a solicitar a matrícula. Em seguida, o candidato deve clicar em “Solicitar Matrícula/Manifestar Interesse” e preencher o questionário socioeconômico, que é pré-requisito para fazer a solicitação.

Ao ter o questionário validado, os dados pessoais do candidato serão apresentados para atualização e possíveis ajustes. E então, algumas informações adicionais serão solicitadas, como as de vínculo com outras instituições públicas de ensino superior.

Na próxima etapa, na página de upload é necessário anexar toda a documentação necessária e clicar em "Enviar comprovante" para efetivar o carregamento de cada arquivo e ter a conclusão de que o documento foi salvo.

Para realizar sua matrícula, o candidato deve enviar os seguintes documentos digitalizados:

  • Requerimento de matrícula, devidamente preenchido e assinado pelo candidato, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF;
  • Carteira de identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;
  • Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar (para os brasileiros entre 19 e 45 anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente);
  • Uma foto 3x4 recente;
  • Para candidatos não cotistas (ampla concorrência) – Certificado de conclusão do ensino médio ou certificado de conclusão com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);
  • Para candidatos cotistas – Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou certificado de conclusão com base nas notas do Enem ou Encceja;
  • Beneficiários de cota com renda menor ou igual a um salário-mínimo e meio per capita – Documentos comprobatórios conforme o Anexo I;
  • Beneficiários da cota local/bônus – Comprovante de endereço, em seu nome ou de seus pais, sendo que no caso da inexistência deste comprovante, o candidato deverá utilizar a declaração de residência, conforme o Anexo IV;
  • Candidatos que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência deverão imprimir, preencher, assinar e entregar o Formulário para Entrega de Laudo Médico, constante no Anexo VI.

Após anexar os documentos, basta clicar em "Salvar e finalizar" para encerrar o processo. Ao final do processo, será disponibilizado um comprovante. 

O prazo para manifestar interesse na lista de espera é até dia 8 de março e pode ser feito na página do Sisu. A lista será divulgada no dia seguinte. 

A segunda chamada dos cursos de graduação está prevista para o dia 15 de março.

O IFMS disponibiliza 1.080 vagas em 18 cursos gratuitos diferentes - entre superiores de tecnologia, licenciaturas e bacharelados -, nos campus de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

A seleção foi feita pelo Sisu, com base nas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021.

O ingresso dos estudantes selecionados ocorre no segundo semestre letivo de 2022.

Em casos de dúvidas, o contato pode ser feito via e-mail no endereço: selecao.graduacao@ifms.edu.br

 

Veja também

Ainda sob influência do mercado norte-americano, o dólar fechou estável, após superar os R$ 5,20...

Últimas notícias