A (Associação dos Docentes da Federal de MS) emitiu nota manifestando ‘preocupação' a respeito do decreto de liberação do uso de máscara em Campo Grande.

Conforme nota, a medida tomada pela prefeitura “contraria as recomendações de autoridades sanitárias” e cita a OMS (Organização Mundial da Saúde) e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A nota da entidade, que diz respeito ao uso de máscaras em salas de aula, alerta que locais fechados precisam de ventilação adequada para realizar a liberação e diz que esse não é o caso das salas de aula.

A universidade ainda não se manifestou sobre a liberação, mas ao Jornal Midiamax, informou que o COE (Comitê Operativo de Emergência) fará a análise na próxima reunião, que deve ser realizada na próxima semana. Até então, o uso continua sendo obrigatório.

A associação reafirma que na universidade há alunos e servidores com comorbidades, “com agravante de não haver controle vacinal na instituição, já que a reitoria optou por não exigir o passaporte da vacina”.

Por fim, a Adufms diz que espera tanto da universidade quanto das entidades públicas e privadas que mantenham a exigência da máscara em locais fechados.