Vandalizada há 1 ano e meio, estátua de Manoel de Barros não tem previsão para ser restaurada
Segundo a Fundação de Cultura de MS, única previsão é que artista que fará o restauro seja contratado no fim do ano
Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A estátua do poeta Manoel de Barros, na avenida Afonso Pena, em Campo Grande, completa, neste mês, um ano e meio sem um dos pés. Nesse período, outros pontos do monumento indicavam sinais de vandalismo, como na região do rosto e óculos.
Desde abril de 2021, quando houve a depredação, o Jornal Midiamax acompanha o andamento do restauro da estátua. Em outubro do ano passado, o artista que criou a imagem, Ique Woitschach, afirmou que já tinha feito tudo o que era de sua responsabilidade para a reforma e que aguardava uma resposta do governo estadual para dar início ao trabalho.
“Sem o ‘Ok’ do Estado e a assinatura de contrato, não posso fazer nada. Somente aguardar”, disse o artista na época ao jornal Midiamax.
Na época, em contato com a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), responsável pela estátua, o órgão afirmou que as negociações estavam em andamento. “A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul está em processo interno tramitando para contratação do artista responsável pela restauração”, disse em nota.
Um ano depois, a resposta da Fundação de Cultura sobre o restauro da estátua de Manoel de Barros aponta que ainda não há data sobre o início das obras e nem estimativas sobre quanto custará. A contratação de Ique Woitschoch, que fará toda restauração, deve ser publicada no final do ano.
Confira abaixo a nota da FCMS sobre o conserto do monumento de Manoel de Barros:
Informamos que as tratativas para o restauro da escultura de Manoel de Barros do artista Ique Woitschoch, está sendo finalizada entre a Fundação de Cultura de MS e o próprio artista autor da obra, como também o artista fará o restauro da obra por completo. O investimento está em fase de orçamento e será publicado em Diário Oficial do Estado na sua contratação, e deverá ser concluída até Dezembro/2022.
Sobre a estátua
A estátua foi inaugurada em dezembro de 2017, na celebração dos 101 anos do poeta. Localizada no canteiro central da Avenida Afonso Pena, no cruzamento com a Rua Rui Barbosa, a estátua é uma reprodução em tamanho real do poeta, assinada pelo artista campo-grandense Ique Woitschach.
Notícias mais lidas agora
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
Últimas Notícias
Indústria sucroalcooleira tem vagas abertas em diversas funções no interior de MS
Alcoolvale S/A Álcool e Açúcar tem oportunidades de trabalho nas áreas administrativa, industrial, agrícola e de manutenção
Tempestade em Campo Grande adia abertura oficial da Cidade do Natal
Abertura estava agendada para esta sexta-feira e foi adiada para amanhã (14)
Ana Castela fala pela 1ª vez sobre término com Gustavo Mioto: “peço compreensão”
Cantora usou as redes sociais na tarde desta sexta-feira (13) para se pronunciar
Preso por assalto a motociclista em Corumbá é encontrado morto em cela
Quatro presos da unidade devem ser ouvidos para prestarem esclarecimentos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.