Após pico de infectados, varíola dos macacos tem apenas um caso ativo em MS

O estado tem casos estabilizados da doença, com 160 pessoas com diagnóstico positivo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
morte
Foto: Reprodução

Os dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) apontam queda acentuada no número de notificações da varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul e, agora, o estado tem apenas um caso ativo da doença.

No Estado, a primeira notificação da doença foi em maio deste ano, quando um paciente foi apontado como caso suspeito. Depois disso, julho teve duas notificações, agosto saltou para 131 e setembro 182, demonstrando aumento potencial na curva. Nesse período também foi identificada a maior quantidade de testes positivos da nova varíola. 

Já em outubro, houve queda nos números e início da tendência de controle da doença, quando o Estado contabilizou 125 notificações. Agora, o início do mês de dezembro tem 54 notificações. 

O número de casos confirmados também aparece em estabilidade e, até agora, 160 pessoas tiveram diagnóstico positivo. O balanço conta ainda com cinco casos prováveis e apenas cinco em investigação, mais uma vez demonstrando queda na procura de pacientes pelas unidades de saúde, relatando sintomas da doença. 

Dos confirmados, 87,8% são homens e 12,2% mulheres. Os diagnósticos são de Campo Grande, Dourados, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Costa Rica, Aquidauana, Ponta Porã, Três Lagoas, Maracaju, Jardim, Chapadão do Sul, Miranda, Sidrolândia, Paranaíba e Bonito. 

A maioria dos pacientes tem entre 20 e 39 anos e entre os principais sintomas apontados estão ferida na pele, lesão peniana e febre súbita. 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

chuva