Após pico de infectados, varíola dos macacos tem apenas um caso ativo em MS
O estado tem casos estabilizados da doença, com 160 pessoas com diagnóstico positivo
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) apontam queda acentuada no número de notificações da varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul e, agora, o estado tem apenas um caso ativo da doença.
No Estado, a primeira notificação da doença foi em maio deste ano, quando um paciente foi apontado como caso suspeito. Depois disso, julho teve duas notificações, agosto saltou para 131 e setembro 182, demonstrando aumento potencial na curva. Nesse período também foi identificada a maior quantidade de testes positivos da nova varíola.
Já em outubro, houve queda nos números e início da tendência de controle da doença, quando o Estado contabilizou 125 notificações. Agora, o início do mês de dezembro tem 54 notificações.
O número de casos confirmados também aparece em estabilidade e, até agora, 160 pessoas tiveram diagnóstico positivo. O balanço conta ainda com cinco casos prováveis e apenas cinco em investigação, mais uma vez demonstrando queda na procura de pacientes pelas unidades de saúde, relatando sintomas da doença.
Dos confirmados, 87,8% são homens e 12,2% mulheres. Os diagnósticos são de Campo Grande, Dourados, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Costa Rica, Aquidauana, Ponta Porã, Três Lagoas, Maracaju, Jardim, Chapadão do Sul, Miranda, Sidrolândia, Paranaíba e Bonito.
A maioria dos pacientes tem entre 20 e 39 anos e entre os principais sintomas apontados estão ferida na pele, lesão peniana e febre súbita.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.