Depois de uma pausa provocada pela pandemia do Coronavírus, o desfile cívico de 7 de Setembro reuniu milhares de pessoas ao longo da Avenida Marcelino Pires na manhã desta quarta-feira (7). Além do Exército, outras 50 instituições participaram das comemorações da Semana Pátria.

Estimativas dos organizadores indicam que mais de 40 mil pessoas foram às ruas da região central da cidade. O palanque das autoridades civis e militares foi montado em frente à Praça Antônio João, nas proximidades da avenida presidente Vargas.

Segundo informações da prefeitura, 3,5 mil pessoas desfilaram pela Marcelino Pires. A média de participantes por entidades é de 70 pessoas. Praticamente todo o efetivo da Polícia Militar e também da Guarda Municipal estava envolvido na logística de segurança.

“Fizemos um esforço para que tudo saísse dentro da programação elaborada pela prefeitura e que contou com a participação direta do Exército e também de diversas entidades”, explicou a secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, que estava acompanhada pelo prefeito Alan Guedes (PP).

Entre as pessoas que assistiram ao desfile, havia uma certa ansiedade, principalmente pelo fato de que o evento não era realizado há dois anos em virtude da pandemia do Coronavírus. “Acordei bem cedo para poder conseguir um lugar onde pudesse acompanhar todo o desfile, sem perder nenhum detalhe”, comentou a comerciante Edmara Garcia de Oliveira, que estava acompanhada pelos três filhos.