Militares do Corpo de Bombeiros e voluntários do Instituto Homem Pantaneiro conseguiram controlar incêndio florestal que atingiu área da reserva índigena Guató, próximo à Serra do Amolar, em Corumbá. Para o combate, força-tarefa utilizou aeronave, sopradores, mochilas costais com água e abafadores. 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, sobrevoos realizados na área identificaram focos de média proporção do lado brasileiro da fronteira. Na tarde de ontem (7), equipe aérea lançou 6.200 litros de água em duas etapas.

Por terra, 10 bombeiros fizeram reconhecimento da área e continuaram o combate por toda a madrugada desta terça-feira (8).

Nesta manhã, equipes permanecem no local monitorando e fazendo o rescaldo da área, para evitar que o fogo volte. Aeronave também deve lançar água em pontos onde haja necessidade. 

“O empenho será mantido até a garantia de que as aldeias não serão atingidas e de que os focos serão extintos”, comenta o comandante da Operação Pantanal 2022, Major Fábio Pereira de Lima.