Após ter início adiado para adequações na grade curricular, a sexta e última fase do concurso da Guarda Municipal começa nesta segunda-feira (1°). Até dezembro, aprovados na seleção participarão do Curso de Formação Técnico-Profissional da corporação, com 760 horas-aula.
O início das aulas estava previsto para o início do mês de julho, no entanto, o processo foi adiado para regulamentação à exigência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que estabeleceu currículo obrigatório da disciplina de armamento e tiro dos cursos de formação das guardas municipais.
Antes disso, em janeiro, os candidatos foram pegos de surpresa com o adiamento dos exames médicos em razão da pandemia da covid-19. Em publicação no Diário Oficial, a banca informou que a etapa estava “suspensa por prazo indeterminado”.
A aula magna será das 14h às 18h com apresentação do conteúdo e palestra do promotor de Justiça Douglas Oldegardo, com o tema: “Controle Externo da atividade policial”.
As aulas teóricas do curso de formação se iniciam efetivamente na terça-feira (2), com término previsto para a primeira quinzena de dezembro deste ano. As aulas acontecem no bloco 3 da Uniderp.
Serão quatro meses de intensa programação técnica-profissional para disponibilizar capacitação adequada e que atenda a todos os requisitos legais e administrativos para o ingresso na carreira da categoria.
Segundo a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriotas), os novos agentes estarão atuando já em janeiro de 2023.