Moradores da Rua Barão de Ladário com Tietê sinalizaram por conta própria o cabo de fiação no cruzamento, após o fio enroscar em uma motociclista e quase derrubá-la da moto. A fiação baixa coloca em risco veículos que passam pelo local e não perceberam.

Em nota, a concessionária Energisa informou que se trata de um cabo de rede de telefonia, que são compartilhados com a empresa e outras de internet, ainda, que cada empresa detentora dos fios, é responsável por sua fiação.

“A Energisa reitera ainda, que fios ou cabos instalados nos postes da cidade, devem ser manuseados somente por profissionais devidamente habilitados, estando a serviço da concessionária, ou de empresas autorizadas, independente dos cabos serem de energia ou telefonia/internet. A concessionária dispõe de normas de segurança e padrões técnicos de instalação e exigem seu cumprimento quando da aprovação dos projetos. Entretanto, cabem as prestadoras de serviço de telefonia e internet a devida manutenção e regularização dos cabos”

Quando se trata de cabos de fiação elétrica, a Lei Complementar 348, de 2019, esclarece que é de responsabilidade da concessionária de energia elétrica, no caso a Energisa, “observar o correto uso do espaço em relação ao posicionamento e alinhamento de todas as fiações e equipamentos instalados em seus postes”.

Acidentes com fios

Vulneráveis por ter a velocidade de um veículo automotor e a segurança de um pedestre, os motociclistas são as maiores vítimas dos fios soltos e pendurados nas ruas de Campo Grande. Ao passar pela fiação solta, consequentemente, o piloto se enrosca e acaba caindo.

No da 20 do mês de julho, um motociclista de 33 anos ficou ferido ao ser atingido por fios de telefonia pendurados entre as Ruas Yokohama e Dutra do Souto, no Jardim Panamá. Ele estava a caminho da academia onde trabalha como personal trainer e teve de ser levado para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

“O fio estava todo solto e ele não viu. Enroscou no pescoço e derrubou ele da moto. Agora está aqui, todo machucado, ralado e com o joelho inchado”, comentou a namorada do educar físico, de 29 anos.