Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após 48h, manifestantes liberam bloqueio na fronteira de Corumbá com a Bolívia

Comitê que pede volta do Censo Demográfico adiantou que deve continuar com protestos
Karina Campos -
bloqueio Setlog
Situação do tráfego após o bloqueio (Foto: Divulgação/Setlog)

Após 48h de bloqueio, o Comitê Cívico de Puerto Quijarro liberou a circulação de veículos no trecho entre a fronteira de e , no início da noite desta terça-feira (9). Nomeado como Paro Cívico, os moradores pedem a suspensão do adiamento do Censo Demográfico para 2024.

A informação da liberação no tráfego foi confirmada pelo o presidente da Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte e Logística do Pantanal), Lourival Vieira Costa Júnior. A liberação estava prometida para às 18h, com isso, o fluxo de veículo foi intenso já nos primeiros minutos.

Durante os dois dias parados, o sindicato estima que as transportadoras sofram prejuízo de U$ 3 mil a U$ 5 mil, o que pode chegar a R$ 51 mil. Durante o protesto, cerca de 700 caminhões ficaram parados na fronteira, sendo 300 do lado brasileiro e 400 no país vizinho.

O presidente do Comitê Cívico de Puerto Quijarro, Mario Enrique Rodriguez, explicou o Diário Corumbaense, que pretendem encerrar o bloqueio às 18h, mas devem retornar e intensificar em outros trechos caso não tenham respostas do governo federal. A pesquisa do censo seria urgente, pois o Estado de Santa Cruz de La Sierra e outros departamentos estão sendo muito prejudicados.

 “O que queremos é que o Censo Demográfico seja realizado até junho de 2023, no máximo. O último foi realizado em 2012, ou seja, de lá para cá muita coisa mudou. Santa Cruz, conforme o último levantamento, tinha 2 milhões de habitantes, desde então, essa população cresceu, ainda mais com a migração de pessoas de outras cidades e departamentos da Bolívia, que optaram por viver lá. Então, isso afeta diretamente no repasse de verba pública para investimentos, políticas sociais, que deveria ser de acordo com o número de pessoas que vivem no departamento”.

Quijarro ainda ressaltou que caso seja feito em 2024, o resultado legal seria divulgado apenas em 2026, causando um atraso de 20 anos na contagem populacional, o que afetaria o setor político.  “Santa Cruz hoje tem 28 deputados, com 2 milhões de habitantes; com 4 milhões, pode chegar a quase 48 na Federal. Estamos com muito atraso”.

Bloqueio por mais 72h

A primeira paralização tem intervalo de 24h e retornou em seguida, Quijarro disse que a comissão deve dar uma semana de intervalo para a população poder se abastecer. “O próximo fechamento, na semana que vem é de 72h. Se o movimento interinstitucional não der resultado, vamos fazer bloqueio por tempo indefinido”, avisou.

Ao jornal El Deber, o presidente do Comitê de Santa Cruz, Rómulo Calvo adiantou que a será a população que definirá as medidas a seguir no final das 48 horas de mobilização determinadas na Cimeira dos Censos, onde mais de 400 instituições de Santa Cruz definiram o rumo a seguir para que o Governo aborde o problema que gira em torno da pesquisa nacional.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande nesta quarta-feira

Onde assistir: quarta tem seleção feminina em campo, muito Brasileirão e pré-oitavas da ‘Sula’

(Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Super Quarta: Funsat oferta mutirão mais de 2 mil vagas em Campo Grande

Arlindo Cruz não responde mais a estímulos: ‘Está bem distante’

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

Últimas Notícias

Polícia

Triângulo amoroso e ‘sugar daddy’: Polícia de SP investiga morte de estudante trans na divisa com MS

Policial militar da reserva foi preso por suspeita de participar do crime, do qual namorado também é investigado

Famosos

Ops, escapou! Ao vivo, jornalista da CNN chama Bolsonaro de ‘Bozo’; veja

Elisa Veeck deu o que falar ao, sem querer, se referir ao ex-presidente Jair Bolsonaro por um apelido pejorativo usado pela oposição; veja o vídeo

Brasil

Bolsonaro diz não pensar em sair do Brasil para evitar prisão

Ex-presidente diz que idade avançada e problemas de saúde o impedem de deixar o país

Polícia

‘Alegrava nossas manhãs’: Amigos se despedem de nutricionista morto em acidente em MS

Caminhoneiro disse não ter visto motocicleta onde estava nutricionista