Após 48h, manifestantes liberam bloqueio na fronteira de Corumbá com a Bolívia
Comitê que pede volta do Censo Demográfico adiantou que deve continuar com protestos
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após 48h de bloqueio, o Comitê Cívico de Puerto Quijarro liberou a circulação de veículos no trecho entre a fronteira de Corumbá e Bolívia, no início da noite desta terça-feira (9). Nomeado como Paro Cívico, os moradores pedem a suspensão do adiamento do Censo Demográfico para 2024.
A informação da liberação no tráfego foi confirmada pelo o presidente da Setlog Pantanal (Sindicato das Empresas de Transporte e Logística do Pantanal), Lourival Vieira Costa Júnior. A liberação estava prometida para às 18h, com isso, o fluxo de veículo foi intenso já nos primeiros minutos.
Durante os dois dias parados, o sindicato estima que as transportadoras sofram prejuízo de U$ 3 mil a U$ 5 mil, o que pode chegar a R$ 51 mil. Durante o protesto, cerca de 700 caminhões ficaram parados na fronteira, sendo 300 do lado brasileiro e 400 no país vizinho.
O presidente do Comitê Cívico de Puerto Quijarro, Mario Enrique Rodriguez, explicou o Diário Corumbaense, que pretendem encerrar o bloqueio às 18h, mas devem retornar e intensificar em outros trechos caso não tenham respostas do governo federal. A pesquisa do censo seria urgente, pois o Estado de Santa Cruz de La Sierra e outros departamentos estão sendo muito prejudicados.
“O que queremos é que o Censo Demográfico seja realizado até junho de 2023, no máximo. O último foi realizado em 2012, ou seja, de lá para cá muita coisa mudou. Santa Cruz, conforme o último levantamento, tinha 2 milhões de habitantes, desde então, essa população cresceu, ainda mais com a migração de pessoas de outras cidades e departamentos da Bolívia, que optaram por viver lá. Então, isso afeta diretamente no repasse de verba pública para investimentos, políticas sociais, que deveria ser de acordo com o número de pessoas que vivem no departamento”.
Quijarro ainda ressaltou que caso seja feito em 2024, o resultado legal seria divulgado apenas em 2026, causando um atraso de 20 anos na contagem populacional, o que afetaria o setor político. “Santa Cruz hoje tem 28 deputados, com 2 milhões de habitantes; com 4 milhões, pode chegar a quase 48 na Câmara Federal. Estamos com muito atraso”.
Bloqueio por mais 72h
A primeira paralização tem intervalo de 24h e retornou em seguida, Quijarro disse que a comissão deve dar uma semana de intervalo para a população poder se abastecer. “O próximo fechamento, na semana que vem é de 72h. Se o movimento interinstitucional não der resultado, vamos fazer bloqueio por tempo indefinido”, avisou.
Ao jornal El Deber, o presidente do Comitê de Santa Cruz, Rómulo Calvo adiantou que a será a população que definirá as medidas a seguir no final das 48 horas de mobilização determinadas na Cimeira dos Censos, onde mais de 400 instituições de Santa Cruz definiram o rumo a seguir para que o Governo aborde o problema que gira em torno da pesquisa nacional.
Notícias mais lidas agora
- Bombeira Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande no domingo
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
Últimas Notícias
Participante choca ao pedir para marido apalpar parte íntima de Gracyanne no BBB 25: ‘eu deixo’
Considerada “sem noção”, atitude gerou desconforto e acabou contribuindo para a rejeição do casal na dinâmica de apontamento da noite
Dourados abre 4 frentes de serviços de tapa-buracos em várias regiões da cidade
Manutenção acontece no centro, bairros e zona rural
Pelo 8° dia consecutivo, Porto Murtinho é a cidade mais quente do país
Moradores de Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, estão há oito dias consecutivos vivendo nas maiores temperaturas do país. Nesses dias, as máximas variaram entre 38,9°C e 41,2°C, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os dados mostram que são oito dias no topo do ranking de calor do Brasil. Na terça-feira (14),…
Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
Um acabou preso em flagrante com arma de fogo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.