Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apesar do temporal, primeiro dia de Copa Brasil de Paracanoagem é realizado e atletas se classificam para as finais

Evento define os representantes brasileiros nas competições internacionais da temporada.
Fernanda Feliciano -
Foto: Yuri Marinho/CBCa

As intensas chuvas desta sexta-feira (25), em Campo Grande, não impediram a participação dos atletas na Copa Brasil de Paracanoagem, evento que define os representantes brasileiros nas competições internacionais da temporada.

A organização da copa é realizada pela CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) em conjunto com a Federação Estadual da modalidade e apoio do Governo do Estado, por meio da (Fundação de Desporto e Lazer de ).

 Ao todo, participam 48 paracanoístas, do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, e . De acordo com a Federação Internacional de Canoagem, duas competições internacionais são previstas no ano: a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de Paracanoagem, que acontecerão, respectivamente, em Poznan, na Polônia, de 26 a 29 de maio, e Halifax, no Canadá, entre os dias 3 e 7 de agosto.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira , comemora a realização de um evento deste porte em Mato Grosso do Sul. “Nosso estado produziu diversos campeões internacionais, como o Fernando Rufino e o Patrick Pisoni, nossos bolsistas. Trazer essa competição para Campo Grande é algo muito significativo para nós”.

“Isso motiva nossos atletas, além de apresentar para todo o Brasil os projetos que aqui transformam vidas”, continua o diretor-presidente. “É um reconhecimento de todo o nosso trabalho, e com certeza enche Mato Grosso do Sul de orgulho”, conclui o diretor-presidente.

De acordo com a vice-presidente da CBCa, Luciana Costa, a recepção para quem veio de fora foi calorosa. “Temos aqui vários atletas de todo o Brasil, incluindo campeões e medalhistas mundiais. Fomos muito bem recebidos em Mato Grosso do Sul, e estamos muito felizes por esse evento estar acontecendo por aqui”.

O medalhista de ouro na Paralimpíada de Tóquio-2020, Fernando Rufino, deu as primeiras remadas no lago do Parque das Nações Indígenas. Para o sul-mato-grossense retornar para onde tudo começou é uma oportunidade especial. “É um lugar maravilhoso, onde comecei e inspirei muitas pessoas. Fico muito feliz de ver Campo Grande recebendo uma prova deste nível. Muita alegria também de ter amigos visitando pela primeira vez o meu estado. Estou em casa”.

Contemplado pela Bolsa Atleta, Fernando Rufino foi o vencedor da eliminatória dos 200 metros na classe VL2 (canoa), com a marca de 55s420, nesta sexta-feira (25). No sábado (26), o paratleta disputará a final dos 200 metros KL2, de caiaque.

O atleta Giovane Vieira visita e compete em Mato Grosso do Sul pela primeira vez e relata suas impressões. “Estrutura incrível aqui em Campo Grande, receberam muito bem os atletas”, destaca. Giovane venceu suas duas eliminatórias: os 200 metros da classe VL3, mesma prova em que foi medalhista de prata na Paralimpíada, e também na KL3.

Alguns atletas já garantiram até mesmo o pódio como os competidores da classe VL1 masculino, em que o carioca Carlos Glenndel Moreira conquistou a medalha de ouro. O campo-grandense Lucas Ortiz ficou com o segundo lugar, enquanto o beneficiário do Bolsa Atleta, Roberto Pellin, garantiu o terceiro.

Confira imagens da competição:

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Motociclista atropela cachorro e fica ferida em horário de pico na Coronel Ponciano, em Dourados

Últimas Notícias

Política

Bolsonaro acompanha ‘adesivaço’ em Dourados contra Lula e Moraes

Bolsonaro está impedido de acessar as redes sociais e sair de casa após às 19h

Cotidiano

Manutenção de emergência atrasa voo para Campo Grande

Mais cedo, outro contratempo afetou voos com origem ou destino à capital sul-mato-grossense

Política

Representantes de empresários americanos vão endossar carta para sensibilizar Trump sobre tarifaço

Texto deve solicitar a prorrogação do prazo para o início da cobrança das sobretaxas

Trânsito

Acidente grave deixa vítimas presas às ferragens na Avenida Guaicurus, em Dourados

Colisão pode ter sido provocada por pneu que estourou de um dos veículos