Benefício liberado: Taxistas de Campo Grande ainda têm dificuldade para conseguir auxílio

Governo começou pagamento de 2 parcelas do Bem Taxista nesta terça

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As 1ª e 2ª parcelas do Auxílio Taxista, benefício emergencial para compensar o aumento dos combustíveis neste ano, começaram a ser pagas nesta terça-feira (16). O valor total deste pagamento, portanto, é R$ 2 mil, já que está dobrado. Apesar de liberado e da expectativa alta, muitos taxistas em Campo Grande não estão conseguindo ter acesso ao benefício.

No ponto do Aeroporto, nenhum dos taxistas entrevistados pelo Midiamax tinha recebido ainda. Gerson Lemos Prado, de 68 anos, há 47 como taxista, não teve acesso ao Auxílio Taxista por problemas no cadastro. Faltam alguns dados. “Tem que tirar foto, fazer isso e aquilo, então não estou com pressa para terminar”.

José Pacheco, de 61 anos, diz que não está conseguindo acessar o app da Caixa, o Caixa Tem. Por isso, vai hoje mesmo a uma agência. “Vou usar esse dinheiro pra manutenção do carro e pra pintura, é um dinheiro muito bem-vindo”.

Arlindo Santos, de 65 anos, está com problema em sua carteira digital e assim como os outros, ainda não teve o benefício liberado. “Estou contado com dinheiro”, diz ele que também vai atrás para resolver a pendência.

Auxílio Taxista

O dinheiro será depositado nas contas poupança sociais digitais e poderá ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite a compra em lojas virtuais cadastradas, o pagamento de contas domésticas e a transferência para qualquer conta bancária. O beneficiário precisará movimentar os recursos em até 90 dias após o depósito. Caso contrário, o dinheiro voltará para o caixa da União.

No próximo dia 30, haverá repescagem para pagar as duas primeiras parcelas às prefeituras que enviaram o cadastro dos taxistas de 5 de agosto até ontem (15). Segundo a Dataprev, estatal que processa a lista de beneficiários, as prefeituras incluíram mais 25 mil taxistas que estão tendo os dados analisados para verificar se estão aptos a receber o auxílio.

Inicialmente, o governo tinha informado que o valor final de cada parcela dependeria do número de taxistas que demandaram o benefício. No entanto, como o número ficou dentro do previsto, as duas primeiras parcelas terão valor de R$ 1 mil cada uma.

Mais de 600 taxistas de Campo Grande vão receber Auxílio Taxista

Pelo menos 600 taxistas de Campo Grande vão receber o auxílio do governo federal. No entanto, o número pode chegar a 800 trabalhadores, caso os auxiliares também sejam contemplados com o pagamento.

Prefeitura de Campo Grande informou que, na Capital, 600 alvarás estão ativos, no entanto, o Sindicato dos Taxistas afirma que 200 outros profissionais atuam como auxiliares.

Quem tem direito

Têm direito ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras, titulares de concessões ou alvarás expedidos até 31 de maio. Não será necessária qualquer ação por parte dos taxistas. Em caso de dúvidas, o motorista deve entrar em contato com a prefeitura para verificar o cadastro municipal. A prestação das informações caberá inteiramente às prefeituras (ou ao governo do Distrito Federal, no caso da capital federal).

As prefeituras terão nova chance, de 20 de agosto a 11 de setembro, para enviar os dados. Nesse caso, o pagamento começará na terceira parcela, sem direito a valores retroativos. O Ministério do Trabalho e Previdência, no entanto, não descarta a possibilidade de prorrogar o prazo, se necessário.

Calendário do Auxílio Taxista 2022
Parcela                                              Data de pagamento
1ª e 2ª parcelas                                         16/8
1ª e 2ª parcelas (repescagem)                  30/8
3ª parcela                                                   24/9
4ª parcela                                                   22/10
5ª parcela                                                   26/11
6ª parcela                                                   17/12

Conteúdos relacionados

consórcio contrato