Apenas 11 crianças de 0 a 1 ano de morreram de Covid desde o início da pandemia em Mato Grosso do Sul, conforme dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Essa é a mesma faixa etária do de 2 meses que morreu em , a 426 quilômetros de Campo Grande, na última segunda-feira (25) à espera de atendimento do pronto-socorro. Entre as possíveis causas alegadas pela Secretaria de Saúde de Corumbá, está a Covid.

A família da criança continua negando que a criança tivesse Covid ou outra doença e que a causa da morte seria negligência da equipe médica do hospital. Isso porque Ravy Luiz de Arruda Aldama teria esperado durante muito tempo quando seu quadro de saúde era claramente grave. A pai de Ravy diz que ele a esposa clamaram por ajuda várias vezes antes do falecimento.

Evelyn Arruda, mãe de Ravy diz que solicitou à Secretaria as cópias dos laudos e exames.

A morte

Conforme relatou ao Midiamax, o drama começou por volta das 18 horas da segunda-feira, quando Ravy estava na cama com o irmão, assistindo desenho, e a mulher percebeu que a criança começou a ficar roxa e sem ar. A mãe então saiu para rua com a criança no colo pedindo por socorro.

Conforme o pai, alguns vizinhos encaminharam os dois até o quartel do Corpo de Bombeiros. No local, os militares realizaram os primeiros atendimentos ao bebê e depois encaminharam para o pronto-socorro de Corumbá.

Segundo a família, mesmo com sinais graves o atendimento demorou para acontecer e o bebê ficou numa maca no corredor com cilindro de oxigênio com máscara que seria de uso adulto.

Os profissionais de saúde alegaram que a falta de se dava pela troca de plantão. A família então teria conseguido falar diretamente com o profissional, que tentou socorrer o bebê, mas ele não resistiu.

A família agora diz que vai procurar o Ministério Público para denunciar o caso.