Um descuido foi suficiente para que Aparecido Antônio da Silva, de 39 anos, esquecesse de duas pastas com documentos importantes para a realização de uma cirurgia, dentro do carro de um motorista de aplicativo, em Campo Grande. Agora, o morador de Nova Alvorada do Sul busca informações que podem trazer a papelada de volta.

Segundo relato ao Jornal Midiamax, foram dois anos juntando a papelada de exames e consultas médicas, que estão nas pastas azul e preta. “É pedido de operação, é laudo médico, atestado [que tem lá]. Quando eu for no INSS, eles pedem tudo isso. Eu estou dois anos afastado e vou ter que pagar para fazer tudo de novo. Só nessa pasta deve ter uns 20 laudos médicos”, disse ele. 

Aparecido contou que chegou com a esposa em Campo Grande na segunda-feira passada (17) e na rodoviária encontrou com o motorista de aplicativo, que aceitou fazer uma corrida particular, por volta de 13h30, até o Jardim Noroeste. “Ele foi deixar um passageiro na rodoviária e até cancelou uma outra corrida para fazer essa viagem com a gente”, relembrou. Não há informações sobre qual empresa o motorista presta serviços. 

Ele disse que não sabe o nome do motorista, mas que é um senhor moreno, “meio careca” e que estava usando uma camiseta azul e um boné e máscara pretos. O carro era um HB20 verde escuro. Quem tiver informações sobre o motorista pode ligar no número (67) 9 9940-2426.

Corridas ‘por fora' 

É comum que alguns motoristas que usam as plataformas de mobilidade urbana, como a e a 99 Pop, também façam corridas particulares, o famoso ‘por fora' e garantam um dinheiro a mais no final do dia. Porém, a atividade extra não é recomendada pelas empresas, já que em casos de problemas, como o de Aparecido, o usuários não está amparado. 

Segundo a Uber, a prática viola os termos de adesão e pode resultar em banimento. “[…] a oferta de viagens fora da plataforma configura uma violação aos Termos e Condições de adesão ao aplicativo.Temos equipes e tecnologias próprias que constantemente analisam viagens suspeitas para identificar violações aos Termos e Condições e, caso comprovadas, banir os envolvidos”, diz nota enviada ao Jornal Midiamax.

A empresa também ressalta que toda a solicitação de viagem é feita dentro do app oficial. “Dessa forma, qualquer viagem feita fora desses padrões não é uma viagem de Uber e, portanto, não dispõe das diversas ferramentas de tecnologia e processos de segurança oferecidas pela plataforma, nem é coberta pelo seguro de acidentes pessoais durante viagens na plataforma”. 

A reportagem também entrou em contato com a 99 Pop questionando sobre as recomendações da empresa, mas até esta publicação, não houve retorno.

Já a 99 Pop disse, em nota, que somente se responsabiliza pelo serviço que ocorre dentro do app. “Além de ser proibido pela legislação, usuários que adotarem a prática de fazer corridas fora do app não contarão com as funcionalidades de segurança que a companhia oferece. Em comportamentos como esse, que vão contra os Termos de Uso da plataforma, o perfil do condutor pode ser bloqueado”, traz o texto.

*Matéria alterada em 25/01/2022 às 13h41 para acréscimo do posicionamento da 99 Pop.