Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gabriel Vandoni de Barros, em Corumbá, estão participando do Projeto Integrador História e Ciências – Escavações Arqueológicas (Corumbá e Ladário).

A partir da Base Nacional Comum Curricular de Mato Grosso Do Sul, que versa sobre a autonomia do estudante, “a autoria está associada aos processos de produção científica na escola, por parte dos sujeitos que estão no curso da aprendizagem P17”, enfatiza diretora Rosangela Olarte. 

“Desta forma este projeto propõe a integração entre a arqueologia, história e ciência, onde os alunos terão a oportunidade de vivenciar didaticamente e na prática, observando através de sua semiótica processos metodológicos que comprovam pesquisas científicas, tanto na área da ciência, como na história de e forma autônoma”, relata coordenadora de práticas inovadoras Rosángela Santos.  

História e Ciências Escavações Arqueológicas

O projeto nasce da necessidade de reverenciar, identificar, reconhecer e valorizar aspectos da ancestralidade sul-mato-grossense, mais especificamente na região do maciço do Urucum (Corumbá e Ladário). Nos livros didáticos os alunos aprendem a ancestralidade dos seres humanos de forma geral e genérica.

Observando isso, através das habilidades da BNCC MS surge a oportunidade do aluno aprender mais sobre os antepassados de sua própria localidade. “Além disso, atrelado está a integralidade da história e ciência, onde os alunos observam que não há isolamento entre a ciência humana e biológica, mas que ambas se complementam e dão sentido em suas aprendizagens”, menciona professora de História Mariangela Alves de Arruda.

Ancestralidade

A proposta é de aprofundamento em um recorte do contexto de estudo sobre a ancestralidade na região de Corumbá e Ladário. Terá como base o diálogo interdisciplinar com produções científicas na área de arqueologia, história e ciências de uma forma didática, respeitando a série e fase da turma do 6º ano.

“Essa aula prática e inovadora favorecerá a aprendizagem do aluno no que visa sua semiótica através da pedagogia de forma empírica. Os alunos farão mapeamento de espaços ocupados pelas populações originárias, de forma teórica e prática (no contexto escolar) identificando e analisando os registros deixados pelos ancestrais de nossa região e, sobretudo, aprenderão a interpretar, reconstituir, valorizar suas histórias e culturas”, pontua a professora de ciências Carolina Meneghin Botezelli.

Os estudantes terão contato com os restos do passado, através de pesquisas e artigos bibliográficos e farão artefatos arqueológicos, fósseis em gessos e argila e escavações dos sítios da região de forma representativa, “tudo que faz parte do conjunto de elementos que constituem a cultura de Corumbá e Ladário MS, no que diz respeito a ancestralidade do local”, lembram as coordenadoras Glaucia Regina Monteiro da Costa e Celly Mauriense.