Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Alívio’, dizem vizinhos após resgate de animais em ONG acusada de maus-tratos

Proprietária e duas filhas anunciaram que vão fechar as portas após serem autuadas por maus-tratos
Clayton Neves, Danielle Errobidarte -
(Foto: Henrique Arakaki - Jornal Midiamax)

Na manhã desta quinta-feira (8) a casa onde funcionava uma ONG (Organização Não-Governamental) no Bairro Novos Estados, amanheceu de portas fechadas e sem movimentação. Para os vizinhos, a tranquilidade era esperada há dois anos, quando as primeiras tentativas de diálogo com a proprietária foram feitas, antes dela ser autuada por maus-tratos nessa quarta-feira (7). Ao todo, 55 animais foram retirados do local.

O último resquício de que no local viviam 40 cachorros e 15 gatos em condições insalubres foi um pote com ração e água em cima do muro, deixado após os policiais da (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e fiscais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da Vigilância Sanitária vistoriarem o imóvel. Segundo vizinhos, a proprietária e as duas filhas chegaram a ter 128 cachorros e gatos no local.

A situação de insalubridade encontrada durante cumprimento de mandado de busca ontem (7) teria começado em 2016 e se multiplicado com a falta de manutenção, principalmente da piscina da casa. “Ninguém suportava mais o cheiro! Os coitados dos cachorros viviam no lixo e bebiam água podre daquela piscina”, disse um morador, que preferiu não se identificar.

Ainda segundo os vizinhos, eles não conseguiam ficar nas áreas comuns de suas próprias casas, como quintal e varanda, devido ao mau cheiro vindo da ONG. Eles afirmam já terem feito contato com a proprietária há dois anos, e feito abaixo assinado, mas a situação não foi resolvida.

Em relação à nota de esclarecimento postada pela ONG, os vizinhos afirmam que diversos comentários criticavam a denúncia, mas os moradores ao redor do imóvel conviviam com o mau cheiro diariamente. “Eles comentam isso porque não sabem o que já passamos. Por que não vêm morar aqui então?”, questiona outro morador, que pediu para não ser identificado.

Os vizinhos afirmam que, após a saída da e das filhas da residência, o local foi limpo e uma colocada para retirar os lixos de lá. “A água que saiu era de carniça e foi escorrendo pela rua. Esperamos que eles estejam proibidos de pegar mais animais”, afirma a vizinha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acusados de negarem socorro a adolescente que morreu em escola indígena são absolvidos

Trump assina lei anti-fentanil nos EUA e reitera tarifa de 20% sobre China por tráfico da droga

Bebeu água hoje? Campo Grande enfrenta baixa umidade e população tenta driblar o clima seco 

TCE-MS reprova contas de Dr. Bandeira, ex-prefeito de Amambai, que fica inelegível

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Brasil derrota Argentina e segue líder na Liga das Nações Masculina

Últimas Notícias

Brasil

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Medida tinha sido suspensa pelo Congresso

Mundo

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Supremo Tribunal Federal não se manifestou

Política

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

A medida dos frigoríficos foi tomada porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início do tarifaço de 50%

Cotidiano

Com investimento de R$ 2 milhões, Três Lagoas iniciará construção de Caps infantojuvenil

A nova unidade será construída na Rua Eurídice Chagas Cruz, no bairro Jardim Alvorada