A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Subsecretaria Municipal de Articulação Social e Assuntos Comunitários, está promovendo uma campanha de doação de sangue e quer mobilizar lideranças comunitárias e servidores para um mutirão de doação no dia 30 de agosto.

A “Comunitário Sangue Bom” é alusiva aos 123 anos de Campo Grande e quer reunir as pessoas no Hemosul das 7h30 às 12h do dia 30 de agosto. É importante lembrar que a doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco com o doador.

Segundo especialistas, uma bolsa de sangue pode beneficiar até 4 pacientes que necessitam de transfusão. A doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta nenhum risco para o doador e todo processo para a doação, que inclui cadastro, pré-triagem, triagem e coleta, leva menos de duas horas.

Devido ao momento de pandemia da Covid-19, para fazer a doação é necessário seguir alguns protocolos sanitários, portanto, é importante que os voluntários que estiverem com sintomas gripais, ou tenham contraído a Covid-19 ou H3N2 nos últimos 30 dias, não compareçam ao local, podendo assim evitar o contágio dos demais voluntários e até aglomeração.

Conforme explica o Subsecretário, Chiquinho Telles, a ação começa agora, mas não tem data para terminar. “Doar sangue salva vidas. Campo Grande tem mais de 1 mil associações de moradores, clubes de mães e centros comunitários que podem se tornar voluntários doadores de sangue. É uma atitude de solidariedade e amor ao próximo, por isso incentivamos que, quem puder, participe. Não somente nesta data em especial, mas em outras. Queremos que a doação de sangue seja um ato voluntário e constante na vida das pessoas”, enfatizou.