Dia do Consumidor tem ação na praça Ary Coelho para atender reclamações em Campo Grande

Procon-MS ficará na praça Ary Coelho, das 8h até as 17h desta terça-feira (15)

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Atendimento nesta terça de manhã
Atendimento nesta terça de manhã

Mais de 300 pessoas devem passar pela praça Ary Coelho no centro de Campo Grande nesta terça-feira (15). O público procura o atendimento do Procon-MS, que realiza uma ação especial de atendimento à população em alusão ao Dia Internacional do Consumidor.

Desde antes das 8h, quando iniciou a ação, as pessoas já esperavam pelo atendimento. Dona Antonia Moura, de 70 anos, foi até a praça em busca de uma solução para o problema que está tendo com a concessionária de abastecimento de esgoto de Campo Grande.

Segundo a idosa, ela não conseguiu contato com a empresa para alertá-los sobre um vazamento de água que estava interrompendo o fornecimento adequado do serviço.

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Dona Antonia Moura (Foto: Nathalia Alcântara)

“Eu tive que pagar um pedreiro para fazer o serviço. Além disso, fui multada por fazer uma ligação direta, já que precisava de água enquanto não arrumei o vazamento”, lamenta.

As empresas com maior número de reclamações foram a Energisa M/S – Distribuidora de Energia S.A, com 364 ocorrências, seguida da Águas Guariroba com 290, Mercadopago.com Representações LTDA, com 156, Banco Bradesco S.A, com 152, e OI Celular, com 121 reclamações.

Dentre as reclamações da Energisa, a maioria é de cobrança indevida/abusiva com 207 registros. Mesma situação da Águas Guariroba, empresa que cuida da água e esgoto de Campo Grande, que contabiliza 183 reclamações fundamentadas por cobrança indevida/abusiva.

Já seu Orestes Telles Moreira, de 88 anos, teve problema com a operadora de celular. “Eu cancelei o plano e estou há seis meses recebendo boleto com cobranças”.

Serviço

O Procon/MS ficará na praça Ary Coelho, das 8h até as 17h. Também terá atendimento de serviços essenciais de Água e Luz, com equipes das empresas Energisa e Águas Guariroba no local.

Outro lado

Em nota, a Energisa afirma que busca soluções para os problemas dos clientes e que, “das 364 reclamações consideradas fundamentadas pelo órgão de defesa do consumidor, 167 receberam a classificação de “fundamentada atendida”.

Conforme a concessionária, na maioria das vezes, as reclamações “estão acompanhadas de solicitações comerciais como parcelamento de débitos em condições diferenciadas”. 

Ainda, a Energisa pontua que discorda do ranking do Procon, uma vez que alega ter grande número de clientes.

Para contato com a distribuidora, estão disponíveis as Agências de Atendimento presencial e os canais 24 horas: aplicativo de celular Energisa On, site (www.energisa.com.br), e call center. O aplicativo Energisa On pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos. Há ainda a Gisa, o atendimento via WhatsApp.

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