Acadêmicos da UFMS ficam sem aulas a partir de quando? Confira o que já se sabe sobre greve
Professores da UFMS pedem 19,99% de reajuste salarial
Lucas Mamédio –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Visando pressionar o governo Federal para um reajuste salarial na casa dos dois dígitos, os professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) decidiram pela deflagração da greve nesta quarta-feira (18). Os termos da paralisação, no entanto, ainda vão ser decididos na próxima terça-feira (24), quando ocorre nova assembleia geral da categoria.
Segundo o presidente da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS), Marco Aurélio Stefanes, existem algumas variáveis que podem interferir na data de início da greve, mas se tudo continuar como está, sem proposta oficial do governo Federal, ela deve iniciar em junho.
Isso porque o intuito da paralisação é forçar a negociação com o Ministério da Economia antes do dia 1º de julho, data a partir da qual o governo fica impedido de conceder reajuste salarial a qualquer categoria por conta das eleições.
“Entre sexta (20) e sábado (21) vai haver o debate em âmbito nacional, e depois, na terça, vamos debater em nossa assembleia. Mas cabe a cada universidade decidir os termos da paralisação”, disse Marco Aurélio.
A categoria pede reajuste salarial de 19,99%. O governo Federal, segundo o presidente da Adufms, tem feito chegar a alguns representantes dos docentes a possibilidade de um reajuste de 5%, mas nada formal até o momento.
De acordo com a Adufms, a reivindicação faz parte de um movimento nacional, coordenado pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais). No dia 28 de abril, houve uma paralisação com aulas públicas em todas as unidades da Universidade. As aulas tiveram como objetivo explicar à comunidade acadêmica os motivos das reivindicações.
Os servidores federais não têm seu salário corrigido desde 2017. No entanto, o índice de 19,99% exigido se refere às perdas salariais ocorridas apenas durante o governo de Jair Bolsonaro, ou seja, desde janeiro de 2019.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.