Abril deve ter índice de chuvas menor que março em MS, aponta Inmet
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), a previsão é de chuvas entre 40 e 50% abaixo da média no estado
Fernanda Feliciano –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A previsão de chuvas para o mês de abril em Mato Grosso do Sul indica precipitações abaixo da média em praticamente do todo o estado, com exceção de alguns municípios na região nordeste do estado.
De acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) – encaminhadas pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) – a previsão é de chuvas entre 40 e 50% abaixo da média no estado.
Os dados apontam que estão previstos acumulados entre 40 e 130 milímetros em abril.
Confira o mapa
A previsão estendida do Cemtec, válida até dia 20 de abril, também descreve a quantidade de chuva esperada de acordo com a região. Para o primeiro período, que vai até o próximo dia 12 de abril, a probabilidade de acumulados de chuvas entre 5 e 125 milímetros. Os maiores acumulados de chuva estão previstos para a região sul e sudeste do estado, inclusive o extremo sul.
Já no segundo período, referente ao dia 12 a 20 de abril, o esperado de chuvas corresponde entre 10 a 60 milímetros, com destaque para a região extremo sul.
O Cemtec também alerta que é importante acompanhar as previsões semanais devido às incertezas que fazem parte das previsões que ultrapassam três dias.
Em março, as chuvas ficaram acima da média histórica, com valores acima de 100%, em grande parte dos municípios. Os acumulados de chuva variaram entre 120 e 240 milímetros, conforme o Cemtec.
Em dados da análise de precipitação acumulada, divulgada pelo Cemtec, informações do Inmet e da Semagro também foram analisadas, e os municípios de Campo Grande e Laguna Carapã apresentaram chuvas acima da média climatológica, com valores acima de 170 milímetros.
Tabelas: Reprodução
De acordo com tabela, os municípios com precipitações abaixo da média são Água Clara, Camapuã, Sidrolândia, Paranaíba, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Bandeirantes.
Além disso, o SPI (Índice Padronizado de Precipitação) indica um enfraquecimento das condições de seca no estado na escala de 3, 6 e 12 meses para o mês de março. No SPI de 12 meses, as regiões mais críticas são a região pantaneira, leste e sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Justiça nega novo pedido de censura de Beto Pereira e confirma: denúncias do Detran-MS não são fake news
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
Últimas Notícias
Eleições 2024: Mato Grosso do Sul registrou problemas em 206 urnas eletrônicas
Foram registrados 71 defeitos somente na última hora, conforme o TRE-MS
Testemunhas registram ocorrência e afirmam ter filmado advogado comprando voto em Sete Quedas
Três testemunhas afirmam que vídeo mostra a suposta compra de votos
VÍDEO: Incêndio de grandes proporções devasta área próxima ao rodoanel da BR-163
Fumaça pode ser vista a distância e avança para galpão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.