Abril deve ter índice de chuvas menor que março em MS, aponta Inmet

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima), a previsão é de chuvas entre 40 e 50% abaixo da média no estado
| 04/04/2022
- 16:47
Abril deve ter índice de chuvas menor que março em MS, aponta Inmet
Arquivo/Midiamax

A de chuvas para o mês de abril em Mato Grosso do Sul indica precipitações abaixo da média em praticamente do todo o estado, com exceção de alguns municípios na região nordeste do estado.

De acordo com informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) - encaminhadas pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) - a previsão é de chuvas entre 40 e 50% abaixo da média no estado.

Os dados apontam que estão previstos acumulados entre 40 e 130 milímetros em abril.

Confira o mapa

Mapa com previsão de chuvas disponibilizado pelo Inmet
Mapa: Reprodução

A previsão estendida do Cemtec, válida até dia 20 de abril, também descreve a quantidade de chuva esperada de acordo com a região. Para o primeiro período, que vai até o próximo dia 12 de abril, a probabilidade de acumulados de chuvas entre 5 e 125 milímetros. Os maiores acumulados de chuva estão previstos para a região sul e sudeste do estado, inclusive o extremo sul.

Já no segundo período, referente ao dia 12 a 20 de abril, o esperado de chuvas corresponde entre 10 a 60 milímetros, com destaque para a região extremo sul.

O Cemtec também alerta que é importante acompanhar as previsões semanais devido às incertezas que fazem parte das previsões que ultrapassam três dias.

Em março, as chuvas ficaram acima da média histórica, com valores acima de 100%, em grande parte dos municípios. Os acumulados de chuva variaram entre 120 e 240 milímetros, conforme o Cemtec.

Em dados da análise de precipitação acumulada, divulgada pelo Cemtec, informações do Inmet e da também foram analisadas, e os municípios de Campo Grande e Laguna Carapã apresentaram chuvas acima da média climatológica, com valores acima de 170 milímetros.

1 1 - Abril deve ter índice de chuvas menor que março em MS, aponta Inmet
2 1 - Abril deve ter índice de chuvas menor que março em MS, aponta Inmet

Tabelas: Reprodução

De acordo com tabela, os municípios com precipitações abaixo da média são Água Clara, Camapuã, Sidrolândia, Paranaíba, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Bandeirantes.

Além disso, o SPI (Índice Padronizado de Precipitação) indica um enfraquecimento das condições de seca no estado na escala de 3, 6 e 12 meses para o mês de março. No SPI de 12 meses, as regiões mais críticas são a região pantaneira, leste e sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul.

seca 1 - Abril deve ter índice de chuvas menor que março em MS, aponta Inmet

Veja também

Vacina está disponível em mais de 40 unidades de saúde

Últimas notícias