‘5G em CG’: Site prefeitura permite acompanhar a implantação do sinal em Campo Grande

Somente Brasília tem conexão ativa com o 5G até então

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
5G
Brasília é a primeira cidade do país com a tecnologia (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Campo Grande passa a ter, a partir desta sexta-feira (8), um site de informações para auxiliar os usuários sobre a implantação do 5G na Capital. A cidade que conta com 916 mil habitantes foi uma das primeiras capitais do país a se preparar para receber a tecnologia.

O site, disponível neste link, torna o processo de implantação do 5G mais transparente. O link conta com legislações vigentes, a lista com os celulares certificados para receber a tecnologia, autorizados pela Agencia Nacional de Telecomunicações.

Além disso, a página tem uma aba para que as operadoras disponibilizem e mantenham atualizadas as informações sobre a geolocalização dos equipamentos, conforme vão sendo instalados, e uma área com as principais perguntas e respostas mais buscadas sobre o assunto.

Também há uma linha do tempo cronológica da tecnologia móvel apresentando uma evolução desde 1980, inicio da comunicação analógica.

O 5G é a evolução da atual rede de celulares de quarta geração. Trata-se de uma rede mais potente e veloz que, além de ser “inteligente”, causa menos impacto ao meio ambiente. A rede 5G é o próximo passo evolutivo dado pelas redes de comunicação móvel.

A Anatel informou que todas as capitais brasileiras devem receber a tecnologia até 29 de setembro.

Novidade do 5G

A quinta geração de internet móvel, o 5G, foi ativado na quarta-feira (6) no Brasil, mas apenas a capital federal, Brasília, está contando com a tecnologia ativa.

Inicialmente, a previsão para disponibilização da tecnologia seria até o final do mês de julho, mas a Anatel aprovou na segunda-feira (4) que o prazo fosse estendido para setembro devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos. 

Em Campo Grande, o site NPERF, mostra a atual cobertura 5G na cidade. Apenas a região central contempla o sinal, representado na cor roxa no mapa ao lado.

Também estão previstos investimentos para ampliar a rede 4G em localidades, municípios e rodovias que ainda não contam com essa cobertura.

Conteúdos relacionados

chuva
Frutas