O sinal de móvel 5G está disponível em a partir desta segunda-feira (19), conforme anunciado pela (Agência Nacional de Telecomunicações). Mas, junto com a novidade, vêm as dúvidas: É preciso trocar de chip para usar o 5G? Tenho que trocar de celular? Confira as repostas das maiores operadores de telefonia móvel do Brasil ao Jornal Midiamax.

Claro

Em nota, a Claro informou que para acessar o Claro 5G+ não é preciso mudar de plano. A adoção do Claro 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao Claro 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip.

A Claro já está com a estrutura pronta para ativar a rede Claro 5G+ em Campo Grande, só aguarda a liberação oficial de uso do espectro pela Anatel e Gaispi.

O Claro 5G+ é uma tecnologia habilitadora que, além de mais velocidade para os clientes da capital, também possibilita baixa latência e alta concentração de tráfego de dispositivos. Além de trazer ganhos de experiência para o mercado consumidor, o Claro 5G+ vai atender às necessidades do mercado B2B e aplicações que deverão ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas.

Preciso trocar de chip para usar o 5G, 5G, preciso trocar de celular para usar o 5G, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Celulares à venda no centro de Campo grande, ilustrativa (Foto: Nathalia Alcântara / Jornal Midiamax

E, para o cliente que quiser ampliar a franquia de dados, a Claro também lançou recentemente seu novo portfólio de planos pós-Pago. Completa e de simples entendimento, a novidade conta com mais internet para navegar no Claro 5G+.

Hoje, a Claro já possui cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G em seu portfólio e estimula preços mais acessíveis para o consumidor. O cliente pode ainda adquirir um smartphone nos planos pós-pagos e com opção de parcelamento a longo prazo.

TIM

A empresa de telefonia TIM também esclareceu que na TIM, não é necessária a troca de chip para usufruir do 5G. É necessário apenas um aparelho compatível com nova tecnologia.

VIVO

A operadora VIVO também foi acionada e explicou que para utilizar a rede 5G da Vivo, o cliente não precisa trocar de plano, basta possuir um aparelho compatível e estar dentro da área de cobertura. Será necessária a troca por um chip 5G apenas para acessar os recursos da rede na tecnologia 5G SA. A Vivo conta hoje com 52 modelos de aparelhos compatíveis, homologados em seu portfólio.

A companhia investe na oferta das melhores condições, com preços mais atrativos na aquisição com planos de celular. Hoje, há cerca de 3 milhões de aparelhos compatíveis com o 5G na base de clientes B2C da empresa e 70% dos smartphones comercializados já possuem tecnologia 5G. Vale destacar, que todos os planos da Vivo, sejam eles Pré e Pós-Pagos, são compatíveis com as diferentes gerações da tecnologia 3G, 4G e 5G. Recentemente, aumentaram as franquias de internet dos planos Pós-Pagos para o cliente usar como quiser. A iniciativa também torna a experiência com o 5G ainda mais completa.

Preciso trocar de chip para usar o 5G, 5G, preciso trocar de celular para usar o 5G, Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Anatel disponibilizou uma lista dos aparelhos compatíveis com 5G no Brasil, ilustrativa (Foto: Nathalia Alcântara / Jornal Midiamax)

Os clientes Vivo Pós Selfie e Família têm a possibilidade de receber até 60GB a mais, como por exemplo, no plano Família de 140GB que passou para 200 GB.  Já nos planos Controle, o aumento pode chegar até 4GB, como no antigo Vivo Controle 8GB que passa a ter 12GB. Temos um portfólio com diferentes versões para os diferentes perfis de consumo. Se o cliente tiver necessidade, pode optar por adquirir um plano com mais internet.

Aparelhos compatíveis com o 5G conforme a Anatel

A Anatel informou que, inicialmente, cabe esclarecer que para utilizar o 5G é necessário ter um aparelho adequado. É necessário entrar em contato com sua operadora para verificar se seu aparelho e seu chip são compatíveis com a nova tecnologia. A lista dos celulares homologados pela Anatel e compatíveis com o 5G que podem ser comercializados no país está disponível no painel de dados no seguinte link:  https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/celulares-em-5g

Implantação em Campo Grande

A partir desta segunda-feira (19), a Anatel vai liberar acesso ao sinal 5G para celulares em Campo Grande. Com a liberação, ficará a cargo de cada operadora oferecer o serviço a seus clientes, o que deixará a navegação mais rápida e eficiente.

Além de Campo Grande, o 5G também será ativado em Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência).

Com os sete novos municípios, sobe para 22 o total de capitais que contam com o serviço. A ativação ainda não foi realizada em Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM); e Belém (PA). Nas outras cidades, a conectividade acontecerá gradualmente.

Qual o preço dos aparelhos com acesso ao 5G em Campo Grande?

O  Jornal Midiamax realizou um levantamento no centro de Capital do e encontrou os celulares que já têm a tecnologia, com preços a partir de R$ 1,8 mil. Confira Clicando Aqui.