Saúde recomenda preferência da vacina Pfizer na 4ª dose contra covid em MS
Na falta desse imunizante, a Saúde recomenda AstraZeneca ou Janssen para quem vai se imunizar
Evelin Cáceres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria de Estado de Saúde publicou nesta quinta-feira (21) no Diário Oficial do Estado aprovação da resolução da Comissão Intergestores Bipartite que recomenda para a 4ª dose preferência de aplicação da vacina de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) para reforço contra a Covid-19.
Na falta, deve ser utilizada a vacina de vetor viral (AstraZeneca/Janssen). A quarta dose é para os indivíduos de 35 anos de idade ou mais, que receberam três doses (duas doses no esquema primário e uma dose de reforço), a qual deverá ser administrada a partir de 4 meses após a aplicação da terceira dose.
Mulheres atualmente gestantes ou puérperas com 35 anos ou mais que receberam anteriormente as vacinas CoronoVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receberem um segundo reforço com a vacina Pfizer (mRNA). Para esta condição, em locais onde o imunizante Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac para o reforço. A recomendação também vale para imunocomprometidos.
4ª dose para quem tomou Janssen
Pessoas com 18 a 39 anos de idade que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única) seguido de um reforço (REF), estão orientados a receber um segundo reforço (R2), independente do imunizante utilizado no primeiro reforço.
Para as outras faixas etárias: somente Comirnaty/Pfizer ou vetor viral Janssen ou AstraZeneca. Somente grávidas, puérperas e imunocomprometidos na falta desses, podem usar Coronavac.
A recomendação serve para aplicação de um segundo reforço e de um terceiro reforço (R3) para todas as pessoas de 40 anos ou mais de idade que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única), independente do imunizante utilizado nos reforços anteriores.
A justificativa da portaria é de que as plataformas de vacinas inativadas não estão recomendadas para a reforço “até que tenhamos disponíveis novas evidências científicas sobre a sua efetividade como doses de reforço nesta população”. O intervalo mínimo para a aplicação do segundo reforço será de 4 meses a partir do primeiro reforço e também de 4 meses a partir do segundo reforço.
Mulheres atualmente gestantes ou puérperas que receberam o imunizante Janssen no esquema primário seguida por uma dose de reforço de qualquer imunizante, estão aptas a receberam o segundo e terceiro
reforços com a vacina Pfizer (mRNA), de acordo com as idades recomendadas para recebimento de reforço. Para esta condição, em locais onde o imunizante Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac como dose de reforço. As presentes recomendações também são válidas para pacientes imunocomprometidos.
A nomenclatura a ser utilizada para fins de registro no sistema de informação deverá ser segundo reforço e terceiro reforço.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Praça Elias Gadia sedia final da 2ª Copa Campo Grande de Futebol Society Feminino neste sábado
A copa celebra o futebol feminino e promete atrair centenas de apoiadores e apreciadores da modalidade
Adolescente é apreendida com supermaconha enrolada no corpo na BR-262 em Anastácio
Garota contou que pegou a droga em Corumbá e venderia em Campo Grande
Grazi Massafera nega affair com galã da Globo: “Ele gosta da mesma fruta”
Após surgirem juntos em uma viagem, Grazi Massafera quebrou o silêncio e explicou relação com ator de Salve-se Quem Puder
Cliente pede indenização de R$ 10 mil após encontrar inseto em lanche de shopping em Campo Grande
Processo segue na justiça desde maio de 2022
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.