Cotidiano

Você viu? 39 mil raios cruzaram céu de Mato Grosso do Sul durante tempestade

A chuva intensa que caiu por volta das 17h de quinta-feira (11) foi acompanhada por raios. Conforme o Elat/Inpe (Grupo de Eletricidade Atmosférica), foram 39.210 raios que cruzaram o céu de Mato Grosso do Sul, sendo que 16.126 tocaram o solo. Ainda conforme o Elat/Inpe, foram registrados 1.342 raios em Campo Grande, sendo que 621 […]

Gabriel Maymone Publicado em 12/02/2021, às 09h09 - Atualizado às 15h55

Campo Grande teve 1,3 mil raios na quinta-feira. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)
Campo Grande teve 1,3 mil raios na quinta-feira. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax) - Campo Grande teve 1,3 mil raios na quinta-feira. (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

A chuva intensa que caiu por volta das 17h de quinta-feira (11) foi acompanhada por raios. Conforme o Elat/Inpe (Grupo de Eletricidade Atmosférica), foram 39.210 raios que cruzaram o céu de Mato Grosso do Sul, sendo que 16.126 tocaram o solo.

Ainda conforme o Elat/Inpe, foram registrados 1.342 raios em Campo Grande, sendo que 621 tocaram o solo.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), apesar de pouco volumosa, 18,2 milímetros, a chuva em Campo Grande foi intensa, causando alagamentos.

Como o tempo deve permanecer instável, o Inmet emitiu alerta de tempestade para todo Mato Grosso do Sul bandeira amarela, com perigo potencial de queda de árvores, estragos em plantações e alagamentos.

Assim, a previsão é de que alguns pontos do Estado possam registrar até 50 mm de chuva em 24h. Há possibilidade de queda de granizo e ventos com rajadas de até 60 km/h.

Abaixo da média

Os 10 primeiros dias de fevereiro foram mais secos, com chuva somada de apenas 9,4 mm em Campo Grande, segundo o Climatempo. O valor é considerado bem abaixo da média, que é de 176 mm para o mês.

Conforme o Climatempo, a passagem de uma massa de ar frio de origem polar, com força acima do normal para esta época do ano, deixou o ar seco e frio sobre o Mato Grosso do Sul por vários dias, o que dificultou a ocorrência de alguma chuva.

Jornal Midiamax