Cotidiano

Você sabia? Quem ainda não tomou a 1ª dose pode procurar unidades de saúde em Campo Grande

Calendário continua aberto para pessoas a partir dos 12 anos, basta procurar o posto mais próximo

Mylena Rocha Publicado em 21/09/2021, às 14h00

Vacinação depende da disponibilidade de doses na unidade.
Vacinação depende da disponibilidade de doses na unidade. - Henrique Arakaki/Midiamax

Já faz quase um mês desde a última vez que Campo Grande fez uma repescagem para aplicação da 1ª dose da vacina contra o coronavírus. Com isso, sempre há alguém na expectativa por uma nova chamada, mas a boa notícia é que não é preciso esperar. Muita gente não sabe, mas o calendário para a D1 continua aberto, basta procurar uma unidade de saúde próxima. 

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explica que está com calendário aberto para a aplicação da primeira dose em toda a população a partir de 12 anos, mediante a disponibilidade de doses nas unidades de saúde. É por isso que não é realizada a repescagem. 

“Desta forma não se vê necessidade, neste primeiro momento, de um calendário específico para repescagem deste público”, informou. 

Estratégias para aumentar a cobertura vacinal

Dados do Vacinômetro da Sesau apontam que a Capital ainda não rompeu a barreira de 70% da população vacinada com ao menos uma dose. Ao todo, 632,2 mil pessoas foram vacinadas, o que representa 69,77% da população campo-grandense. 

A secretaria aponta que atualmente cerca de 8% do público que realizou o cadastro no sistema de identificação prévia ainda não buscou a vacina. Para incentivar este público a procurar a imunização, as unidades de saúde têm realizado buscas ativas. 

“O município também entra em contato com estas pessoas via mensagem de WhatsApp e tem trabalhado nas ações educativas e de conscientização por meio das redes sociais. Outra forma de aumentar a adesão à vacinação são as ações itinerantes, que já aplicaram mais de quatro mil doses em pessoas que tomaram apenas uma ou nenhuma das doses dos imunizantes disponíveis”.

Jornal Midiamax