Cotidiano

Você lembra? Campo Grande teve vendaval de 144 km/h há 15 anos, diz meteorologista

Ventania de 100 km/h deixou rastro de destruição na Capital nesta sexta-feira (15)

Mariane Chianezi Publicado em 16/10/2021, às 16h02

None
Reprodução/Fala Povo Midiamax

A tempestade com ventos que chegaram a 100 km/h em Campo Grande nesta sexta-feira (15)assustou os moradores, que acharam que o mundo ‘chegaria ao fim’ com as nuvens de poeira e dia virando noite em minutos, em plena 15h.

No entanto, conforme o meteorologista Natálio Abrahão, da Estação Meteorológica Uniderp, a Capital de MS já registrou um episódio semelhante, mas com ventos que chegaram a 144 km/h há 15 anos. Segundo Abrahão, o vendaval mais forte registrado em Campo Grande aconteceu no dia 7 de novembro de 2006.

Na tarde desta sexta-feira, a ventania derrubou 154 árvores, segundo balanço preliminar divulgado pelo Corpo de Bombeiros. Além dos estragos estruturais, três pessoas acabaram feridas.

A nuvem de poeira reduziu para 800 metros a visibilidade em Campo Grande, forçando o Aeroporto Internacional de Campo Grande a ser fechado. Houve relatos de destelhamento e quedas de galhos e granizo — como na região do Lago do Amor. A chuva, por sua vez, caiu por poucos minutos.

Os estragos foram tantos, que a Prefeitura Municipal precisou mobilizar 300 trabalhadores de diversas secretarias para atuar em força-tarefa para reparar a cidade.

Jornal Midiamax