Começa a partir desta sexta-feira (29) as provas de vestibular da UFMS ( Federal de Mato Grosso do Sul), em 11 municípios do Estado. Ao todo, são ofertadas 5.276 vagas distribuídas em 114 cursos de graduação, sendo 4.249 são para o exame e 1.027 para o PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva).

Os locais da avaliação será em Aquidauana, Chapadão do Sul, , Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Os portões das unidades abrem às 7h e devem fechar pontualmente às 8h, no horário oficial de Mato Grosso do Sul. Os candidatos terão das 8h às 13h para a conclusão do exame, que será composta por questões objetivas e redação.

Os candidatos podem verificar o ensalamento no portal da universidade e também na área de inscrição da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). Cerca de 16.394 candidatos devem participar das provas.

Regras de biossegurança

Segundo a UFMS, todas as normas de biossegurança para a realização das provas estão na cartilha de orientações aos candidatos. Entre as medidas estão o uso obrigatório de máscaras; o distanciamento de 1,5m entre candidatos e colaboradores durante todas as etapas do ; e a adoção das regras de higiene pessoal, com a adequada higienização das mãos com água e sabonete ou com álcool 70%.

Para os candidatos ao curso de licenciatura em Música, além da prova objetiva e da redação também é necessária a realização da Prova de Habilidades Específicas em Música. Por conta da pandemia, neste ano será realizada on-line. O aluno deve enviar o registro com três vídeos separados.

Confira as orientações:

As máscaras deverão ser de proteção de nariz e boca e a recomendação é que os candidatos levem uma outra unidade à parte, caso haja necessidade de troca durante a prova. Será permitida a utilização de viseiras em complementação à mascara, não sendo permitido o acesso do candidato que estiver utilizando apenas a viseira, sem a máscara.

O ingresso e permanência no local de provas serão restritos aos participantes e haverá aferição de temperatura corporal na entrada. Haverá álcool em gel 70% disponível para os candidatos em cada sala e será permitido também que levem seu próprio álcool 70% gel ou líquido.

Os candidatos identificados no estão sendo alocados em sala especial e com isolamento e distanciamento maior, tendo um quantitativo ainda mais reduzido que as demais salas.

Mais informações sobre os documentos que podem ser utilizados para identificação e materiais que poderão ser utilizados podem ser obtidas na cartilha de orientação.