Um fenômeno meterológico apareceu no céu de Campo Grande, no fim da tarde desta segunda-feira (19) e intrigou moradores, que pensaram se tratar da formação de um tornado. O objeto que estava se formando nas nuvens foi se afunilando. 

Segundo a meteorologista Franciane Rodrigues, o fenômeno trata-se de uma ‘nuvem funil' e é uma condição para a formação de um tornado.  Este objeto é um tipo de nuvem que não causa estragos já que ela nem mesmo toca no chão.

De acordo com leitores do Jornal Midiamax, o fenômeno pode ser visto de diversos bairros da Capital, como Jardim Autonomista, Jardim Noroeste, Jardim Aeroporto e Vila Margarida. 

Caso a nuvem funil tocasse o solo, seria um ‘tornado landspout', que é mais fraco. Se ela toca em superficie aquática, seria uma tromba d'água.  A nuvem funil nasce a partir da base de uma nuvem de tempestade.

Conforme o (Instituto Nacional de Meteorologia), tanto o tornado como o funil são formados quando há um choque entre duas frentes de temperatura distintas, uma quente e uma fria. Quando elas se colidem, provocam um movimento na vertical, formando o funil.

Confira no vídeo:

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.