VÍDEO: Seriema volta a andar após receber prótese 3D em Campo Grande

Ação do CRAS é pioneira no Brasil e proporciona a preservação de espécies

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Prótese foi feita com impressora 3D doada ao centro de reabilitação
Prótese foi feita com impressora 3D doada ao centro de reabilitação

Uma seriema adulta ganhou a chance de voltar a andar graças a uma prótese 3D de uma de suas pernas, produzida por profissionais do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres). A ave foi atropelada em 12 de agosto na região do munícipio de Costa Rica e encaminhada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) ao Centro de Reabilitação.

“Foi então, realizado procedimento terapêutico, exames clínicos e iniciamos o processo de produção da prótese, no intuito de proporcionar uma melhor recuperação com qualidade vida para essa ave”, explica o médico veterinário Lucas Cazati, responsável pelo desenvolvimento da prótese.

[Colocar ALT]
Seriema recebeu prótese em setembro e agora se adapta ao novo membro. Foto: Divulgação/Semagro

A ação envolveu programação avançada tridimensional para a confecção do membro do animal, tornando o feito pioneiro em animais silvestres no Brasil por meio de uma impressora 3D, que foi doada ao CRAS pelo naturólogo Richard Rasmussen.

O médico veterinário do CRAS destaca que esse tipo de ação proporciona a preservação de espécies. “Em situações como essa, mesmo que um animal nessas condições não possa voltar a natureza, não haverá impeditivo, por exemplo, de que ele tenha qualidade de vida, continue se reproduzindo e gerando descendentes. Dessa maneira, a gente continua contribuindo para o equilíbrio na natureza”, explica.

As próximas etapas é adaptação da seriema ao novo membro. “Estamos agora na fase de cuidados frente a adaptação da nova perna para acompanhar a reabilitação e reintegração com outras aves da mesma espécie”, completa Cazati.

Confira abaixo o vídeo da ave com a nova perna:

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Bolsa Família (Divulgação, Roberta Aline - MDS)