Um terreno, localizado entre as ruas Felipe Camarão e Araújo Lima, no bairro Vilas Boas, pegou fogo na tarde deste domingo (28), em . Um dos moradores quase desmaiou por conta do forte cheiro de fumaça.

Segundo os vizinhos do local, não é a primeira vez que o problema acontece. Além disso, relatam que a na área nunca limpa pelos proprietários. “O mato é sempre alto. Muita fumaça, e cheiro de lixo queimado”, relata um morador que não será identificado pela reportagem, conforme pedido.

O senhor tentou aliviar a fumaça com ajuda de uma mangueira. “Quase desmaiei”, alega. O foi acionado e marcou presença para combater o fogo.

Perigo das queimadas

Tanto em grandes ou pequenas proporções, a fumaça de queimadas contém diversos elementos tóxicos. De acordo com uma reportagem sobre o tema produzida pela BBC News, o mais perigoso é o material particulado, formado por uma mistura de compostos químicos.

“São partículas de vários tamanhos e, as menores (finas ou ultrafinas), ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial (a pele que reveste os órgãos internos), atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea”, explica.

Outro composto prejudicial é monóxido de carbono (CO). Quando inalado, ele também atinge o sangue, onde se liga à hemoglobina, o que impede o transporte de oxigênio para células e tecidos do corpo.

Fala Povo – o do Jornal Midiamax

As imagens foram enviadas ao Fala Povo, o WhatsApp do Jornal Midiamax, no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.