Os incêndios que se alastraram pelo sul-mato-grossense ainda deixam rastros de destruição. Como consequência das queimadas em seu hábitat, onças chegam cada vez mais perto da cidade de Corumbá, em busca de alimento e água. Moradores da cidade pantaneira comentam que as aparições dos felinos às margens do Rio estão cada vez mais frequentes.

Embora a presença dos animais possa preocupar os moradores, o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) destaca que as onças vistas estão sem ferimentos ou outros problemas que possam necessitar regaste para tratamento.

Quatro onças teriam sido vistas na região do , próximo a Corumbá, sendo elas um macho, uma fêmea e dois filhotes.

O Programa Felinos Pantaneiros monitora os avistamentos dos animais e membros pontuam que, até o momento, as onças foram vistas sempre na margem oposta à cidade, em uma área onde a mata ciliar não foi consumida pelo fogo. Uma das razões para a aparição das onças no local é o deslocamento também de suas presas, como capivaras e jacarés.

O médico veterinário do IHP, Diego Viana, destaca que, com a recuperação da vegetação, os animais devem se deslocar para a mata novamente. “Vale lembrar que nós somos a maior cidade pantaneira e Corumbá reúne a maior população de onças-pintadas. Os pantaneiros são exemplos de que é possível conviver pacificamente com estes animais”, reforçou o veterinário ao portal de notícias Diário Corumbaense.

Confira o vídeo do momento da aparição de uma onça:

A orientação é que, caso algum morador ou turista aviste uma onça, ou saiba de um ataque a animais domésticos, entre imediatamente em contato com o IHP, por meio dos telefones (67) 99934-9787 e (67) 99987-0467.