Vai viajar? Ônibus só podem funcionar com 50% da capacidade em MS

Os ônibus e micro-ônibus intermunicipais de linha regular só podem operar com o limite de 50% da capacidade de passageiros. 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ônibus podem continuar funcionando
Ônibus podem continuar funcionando

Quem precisa viajar para outra cidade precisa ficar atento às novas regras no transporte em Mato Grosso do Sul. A recomendação é que as pessoas fiquem em casa, mas para quem precisa viajar, é necessário se atentar à lotação do veículo. Os ônibus e micro-ônibus intermunicipais de linha regular e de todas as modalidades de fretamento só podem operar com o limite de 50% da capacidade de passageiros. 

A Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) expediu comunicado a todos os operadores para observarem essa determinação, válida até o dia 4 de abril. A orientação segue o decreto estadual, com restrições para barrar o avanço do coronavírus. 

O transporte coletivo intermunicipal está elencado entre os serviços permitidos, mas que devem funcionar de forma restrita e com os cuidados de biossegurança: atender a até 50% do limite da capacidade e promover o distanciamento social e os demais protocolos de biossegurança do setor.

No Comunicado enviado na quinta-feira (25) aos transportadores, a Diretoria de Transportes da Agepan reforçou a necessidade do cumprimento das medidas sanitárias que já estão em vigor atualmente. Ao longo do último ano, as instruções já direcionavam para o reforço na higienização dos ônibus; a atenção redobrada quanto à disponibilidade de água e sabão nos sanitários dos veículos; a oferta de álcool em gel; e para as orientações aos passageiros quanto ao distanciamento em filas, no embarque/desembarque e a obrigatoriedade de uso de máscara durante toda a viagem.

O sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no Estado conta com cerca de 190 linhas, operadas por 31 empresas e 63 operadores autônomos; e, no fretamento, 59 operadores na modalidade eventual, 22 no contínuo, 5 agências de turismo com frota própria, e 40 locadoras de veículo com motorista.

(com informações da Agepan)

Conteúdos relacionados

Rio Paranaíba