Acontece neste sábado (6) as provas presenciais do vestibular da UEMS ( Estadual de Mato Grosso do Sul). Por conta da pandemia de coronavírus, os candidatos devem seguir as regras de biossegurança para evitar contágio da doença.

As orientações foram determinadas por coordenadores e fiscais da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e à Cultura). Vale lembrar que não serão fornecidas máscaras de proteção ao candidato, então o mesmo tem que levar máscaras suficientes para repor durante todo o período da prova, sendo que a recomendação é trocar a cada 2 horas.

A só poderá ser retirada, de forma breve, sempre com a autorização do fiscal, nos momentos da identificação pessoal, para consumo de água ou alimentos ou para realizar a substituição da máscara.

Os corredores e salas serão sinalizados com as regras, álcool em gel 70% será disponível nos banheiros e na sala de realização das provas para higienização das mãos.

A obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos é aplicável para qualquer pessoa que for autorizada a acessar algum prédio de realização do vestibular.

Vai prestar vestibular da UEMS? Confira as regras de biossegurança para a prova presencialConfira as normas regulamentadas:

  • Distanciamento social;
  • Regras de higiene pessoal (fazer adequada higienização das mãos com água e sabonete
    ou preparação alcoólica a 70%) e etiqueta respiratória (cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar);
  • Leve sua própria garrafa de água para uso individual;
  • Uso obrigatório de máscara individual, cirúrgica ou de tecido, de proteção de nariz e boca, não sendo permitido o acesso sem a utilização da mesma e, em complementação à máscara, será permitida a utilização de viseiras.
  • Não será permitido o acesso do candidato que estiver utilizando a viseira (escudo facial/face shield) sem a máscara;
  • Aferição da temperatura corporal: aquele que apresentar, no momento da aferição, na entrada de cada sala de prova, temperatura corporal superior a 37,8°C deverá ser encaminhado para realizar a prova em sala separada dos demais candidatos, atendendo às medidas de prevenção e enfrentamento à COVID-19, conforme os órgãos públicos reguladores, em consonância com o Plano de Biossegurança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a fim de preservar os princípios da isonomia e razoabilidade para a realização das provas. O candidato será orientado, posteriormente, a procurar assistência médica;
  • Os auditores serão responsáveis por verificar as condições sanitárias de segurança antes e durante o exame. O candidato que se recusar obedecer as normas do edital será excluído do processo seletivo.

Vagas

Há 1.101 em 54 cursos de graduação presenciais. A prova objetiva e a prova de redação serão realizadas presencialmente no dia 6 de fevereiro, das 14h às 19h.

As provas serão realizadas nos municípios de Amambai, Aquidauana, , Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três lagoas.

Confira as vagas e cursos disponíveis clicando aqui.