Vacinas da Covid-19 que ‘sobram’ são apenas para quem recebeu ligação, alerta da Sesau
Na última sexta-feira (19), pessoas se aglomeraram na UBS (Unidade Básica de Saúde) Silvia Regina na esperança de tomar a vacina contra Covid-19. Acontece que os postos de Saúde estão aplicando doses que ‘sobram’ em moradores próximos das unidades. No entanto, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) alerta que a situação é inapropriada diante da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na última sexta-feira (19), pessoas se aglomeraram na UBS (Unidade Básica de Saúde) Silvia Regina na esperança de tomar a vacina contra Covid-19. Acontece que os postos de Saúde estão aplicando doses que ‘sobram’ em moradores próximos das unidades. No entanto, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) alerta que a situação é inapropriada diante da pandemia. Assim, apenas pessoas que receberam ligação oficial devem ir receber o imunizante.
“Não é para as pessoas irem para as unidades e ficarem esperando doses que sobram”, destacou a Secretaria. De acordo com a Sesau, as pessoas são informadas sobre doses remanescentes por meio de ligação. A chamada para a vacinação é realizada pela UBS.
Então, eles “ligam e informam as pessoas que estão cadastradas”. Mas quem pode receber esta ligação? Pois bem, a Sesau explica que são moradores próximos ao local que possuem prioridade. Além disto, apenas quem já está previsto no grupo prioritário pode ser chamado para vacinação antecipada contra Covid-19.
Ou seja, pessoas com comorbidades, idosos e pessoas acamadas que ainda não estão em fase da campanha são prioridades para doses que ‘sobram’. Ainda assim, estas pessoas são filtradas pelo cadastro na UBS pelos profissionais da unidade.
No entanto, para tomar a dose remanescente, é preciso ter disponibilidade na hora que receber a ligação. Isso mesmo, só é vacinado quem consegue chegar no horário em que for chamado. Caso uma pessoa diga que não consegue chegar, outra será avisada da vaga repentina.
Mas como sobram doses?
Desde o segundo lote de vacinas recebido pelo Estado, os imunizantes são envasados em fracos multidoses. Ou seja, em um fraco existem 10 doses para vacinação contra Covid-19.
Então, quando aberto, esse imunizante deve ser utilizado por completo para evitar perdas. Porém, a validade após a abertura do frasco do Instituto Butantan é de até 08h.
Já a vacina Astrazeneca tem tempo menor e deve ser utilizada em até 6h após aberta. Além disto, ambas devem ser mantidas em temperatura de 2ºC à 8ºC.
Mesmo com o avanço da pandemia e forte campanha de vacinação, algumas doses acabam sobrando. Isto porque um frasco pode ser aberto em uma UBS que vacinou apenas quatro pessoas no período daquele dia. Então, sobrariam seis doses no frasco, que se não forem utilizadas, serão desperdiçadas.
Todos os postos de vacinação estão autorizados para adotar a medida que aplica doses remanescentes. Sem dúvidas não estamos em momento de desperdício de vacinas, então as unidades estão autorizadas a chamar pessoas do grupo de risco para receberem estas doses. No entanto, a Sesau destaca que apenas pessoas que receberam ligação da equipe devem comparecer ao posto.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
As informações apontam que Flávio teria se afogado
As vésperas do Natal, atrasos e voo cancelado geram caos no Aeroporto de Campo Grande
Neste sábado (21), estão previstos 27 voos entre chegadas e partidas no Aeroporto Internacional de Campo Grande
Morre homem baleado no ‘Beco do Tirão’, 14 dias após crime, em Campo Grande
Os disparos atingiram o olho, tórax, peito, abdômen e braço do homem.
Barulho de motos, meio ambiente e 14 de Julho: o que esperar da Nova Lei do Silêncio de Campo Grande
Expectativa é que a Prefeitura de Campo Grande envie projeto sobre a Nova Lei no Silêncio no início de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.