Cotidiano

Vacinas da Covid-19 que ‘sobram’ são apenas para quem recebeu ligação, alerta da Sesau

Na última sexta-feira (19), pessoas se aglomeraram na UBS (Unidade Básica de Saúde) Silvia Regina na esperança de tomar a vacina contra Covid-19. Acontece que os postos de Saúde estão aplicando doses que ‘sobram’ em moradores próximos das unidades. No entanto, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) alerta que a situação é inapropriada diante da […]

Dândara Genelhú Publicado em 20/03/2021, às 15h30

 (Foto: Leonardo de França, Midiamax)
(Foto: Leonardo de França, Midiamax) - (Foto: Leonardo de França, Midiamax)

Na última sexta-feira (19), pessoas se aglomeraram na UBS (Unidade Básica de Saúde) Silvia Regina na esperança de tomar a vacina contra Covid-19. Acontece que os postos de Saúde estão aplicando doses que ‘sobram’ em moradores próximos das unidades. No entanto, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) alerta que a situação é inapropriada diante da pandemia. Assim, apenas pessoas que receberam ligação oficial devem ir receber o imunizante.

“Não é para as pessoas irem para as unidades e ficarem esperando doses que sobram”, destacou a Secretaria. De acordo com a Sesau, as pessoas são informadas sobre doses remanescentes por meio de ligação. A chamada para a vacinação é realizada pela UBS.

Então, eles “ligam e informam as pessoas que estão cadastradas”. Mas quem pode receber esta ligação? Pois bem, a Sesau explica que são moradores próximos ao local que possuem prioridade. Além disto, apenas quem já está previsto no grupo prioritário pode ser chamado para vacinação antecipada contra Covid-19.

vacina
Aglomerações devem ser evitadas. Foto: Leonardo de França | Midiamax.

Ou seja, pessoas com comorbidades, idosos e pessoas acamadas que ainda não estão em fase da campanha são prioridades para doses que ‘sobram’. Ainda assim, estas pessoas são filtradas pelo cadastro na UBS pelos profissionais da unidade.

No entanto, para tomar a dose remanescente, é preciso ter disponibilidade na hora que receber a ligação. Isso mesmo, só é vacinado quem consegue chegar no horário em que for chamado. Caso uma pessoa diga que não consegue chegar, outra será avisada da vaga repentina.

Mas como sobram doses?

Desde o segundo lote de vacinas recebido pelo Estado, os imunizantes são envasados em fracos multidoses. Ou seja, em um fraco existem 10 doses para vacinação contra Covid-19.

Então, quando aberto, esse imunizante deve ser utilizado por completo para evitar perdas. Porém, a validade após a abertura do frasco do Instituto Butantan é de até 08h.

Já a vacina Astrazeneca tem tempo menor e deve ser utilizada em até 6h após aberta. Além disto, ambas devem ser mantidas em temperatura de 2ºC à 8ºC.

Mesmo com o avanço da pandemia e forte campanha de vacinação, algumas doses acabam sobrando. Isto porque um frasco pode ser aberto em uma UBS que vacinou apenas quatro pessoas no período daquele dia. Então, sobrariam seis doses no frasco, que se não forem utilizadas, serão desperdiçadas.

Todos os postos de vacinação estão autorizados para adotar a medida que aplica doses remanescentes. Sem dúvidas não estamos em momento de desperdício de vacinas, então as unidades estão autorizadas a chamar pessoas do grupo de risco para receberem estas doses. No entanto, a Sesau destaca que apenas pessoas que receberam ligação da equipe devem comparecer ao posto.

Jornal Midiamax