O início da vacinação em massa na fronteira de com e Bolívia começou com grande procura nas duas maiores cidades: Corumbá e Ponta Porã. 

A 440 km de Campo Grande, Corumbá já tem fila logo nas primeiras horas da manhã em um dos pontos de vacinação, no Estádio Arthur Marinho. No total, são seis pontos, sendo que alguns funcionam até meia-noite. Foi estabelecido um cronograma por idade e a primeira faixa etária contemplada são pessoas a partir de 30 anos.

O município que faz fronteira com a Bolívia recebeu 49.940 doses. A estimativa da prefeitura é vacinar entre 7 mil e 10 mil pessoas por dia e concluir a imunização de toda a população adulta em uma semana. No total, a ação vai mobilizar 300 pessoas, sendo 90 vacinadores. 


Fila de carros para vacinação em massa no Estádio Arthur Marinho, em Corumbá – Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Cronograma:

  • sexta-feira: a partir de 30 anos
  • sábado: a partir de 25 anos
  • domingo a partir de 18 anos
Somente drive
 
  • Estádio Arthur Marinho: das 7h às 18h

Somente pontos fixos

  • Escola Clio Proença: das 7h às 18h
  • Escola Fernando de Barros: das 7h às 18h
  • Escola Prof. Djalma Sampaio Brasil: das 7h às 18h

Pontos fixos e drive

  • Poliesportivo da Porto Carreiro: das 7h às 24h
  • Praça CEU:  das 7h às 18h

Ponta Porã

O segundo maior município da fronteira, Ponta Porã também registrou filas logo cedo no principal polo de vacinação, o Centro de Convenções.

A cidade também optou por dividir a vacinação por faixa etária. Os primeiros a serem imunizados serão aqueles com idade a partir de 36 anos. No sábado será a partir de 32 e na quarta-feira começa a aplicação de doses em quem tem 18 anos ou mais.


Fila de pessoas esperando receber dose da Janssen no Centro de Convenções de Ponta Porã – Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ponta Porã

Para evitar aglomerações, a prefeitura instalou três pontos de imunização: o Centro de Convenções (Central), Ginásio Poliesportivo Rachid Saldanha Derzi (Marambaia) e Ginásio Poliesportivo Hyran Garcete (Ipê).

“A estimativa é imunizar de 7 mil a 8 mil pessoas num dia”, disse o prefeito Hélio Peluffo (PSDB), completando que a previsão é que toda a população acima de 18 anos seja vacinada de 6 a 10 dias. 

Cinturão sanitário

A vacina americana é de aplicação única e será utilizada para estudo epidemiológico conduzido pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Júlio Croda. O estudo será realizado pelo grupo Vebra Covid da Fiocruz (capitaneado por Croda), com apoio da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e das universidades dos Estados Unidos de Stanford, Yale e Miami.

Veja abaixo quantas pessoas cada município vai vacinar e quantas doses cada um recebeu: